Unicesumar
Unicesumar

Profissionais falam das possibilidades de mercado em Semana de Design


A 3ª Semana de Design de Interiores da Unicesumar começou ontem e segue até amanhã (30), no auditório Dona Etelvina, contando com a presença dos "Pratas da Casa", ex-alunos da instituição que estão presentes para falar do rumo de suas carreiras e as possibilidades de atuação no mercado.

Neste sentido, a gama de assuntos tratados é grande. Vai desde o design de mobiliários, projetos de iluminação, psicologia das cores, técnicas de humanização em desenho,  uso do couro em design, paisagismo, projetos em 3D, mercado de luxo,  à sustentabilidade, normas  e tendências da área.

Sandra Marques, formada há quatro anos, disse que existe no Brasil um mercado crescente no campo de design de interiores. "Antigamente era luxo, mas hoje o brasileiro está mudança sua cultura e querendo ambientes mais planejados e harmoniosos, que representam bem-estar para suas vidas", afirmou.

Segundo a designer, as possibilidades de trabalho são imensas, destacando-se o design comercial, hospitalar, hospedaria, de eventos e naval, além do residencial. "Mas as pessoas estão exigindo profissionalização", observa, ao chamar a atenção para as tendências atuais das moradias. "Hoje, as casas são menores, com áreas de lazer, cozinha e sala integrados. As pessoas querem projetos que valorizem e tornem práticos esses espaços para o seu dia a dia e também receber pessoas", destacou.

Mariane Dalpizzol, também formada pela Unicesumar, disse que os projetos voltados para a classe média são um nicho de mercado. "Estou focando minha atuação nesta classe social e vejo que as pessoas querem hoje custo e benefício. Ao contratar um designer, elas minimizam o tempo de busca e pesquisa para montar a casa, podem negociar melhor os orçamentos e evitam a insatisfação de decidirem tudo sozinhas e não sair como desejavam."

O uso do couro na decoração foi tratado pela empresária Patrícia Vanzetti, que durante o tempo da faculdade resolveu abrir uma empresa para trabalhar com este artefato e hoje atende clientes em todo o Paraná, Santa Catarina e interior do estado de São Paulo. "A minha formação foi fundamental para entender os projetos e elaborá-los com perfeição. Estou muito satisfeita nesta área", disse ela, ao ressaltar a versatilidade do couro ao se harmonizar com diversos outros materiais.

Últimas notícias

Categorias