Programa da Unicesumar investe na Educação Básica sob a perspectiva da gestão

O PEEB já foi apresentado em encontro que reuniu pesquisadores do mundo todo para troca de experiências na área da Educação

IMG_0748Criado em 2013 pela Unicesumar o Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB) tem como proposta investigar como as gestões da escola, do professor, da família e da sociedade civil organizada podem impactar no desenvolvimento da educação de qualidade da rede pública municipal.

E foi com o objetivo de apresentar os resultados dessa pesquisa, que abrange 27 municípios distribuídos nas regiões da Amusep, Amunpar e Amepar, que o PEEB foi um dos 148 trabalhos aceitos, de 42 países, na 7ª Internacional Conference “The Future of Education”, em Florença, na Itália, no mês de junho de 2017.

Somente três trabalhos do Brasil participaram, sendo o PEEB o único do Paraná. A pesquisadora e coordenadora pedagógica do PEEB, doutora Tania Corredato Periotto, foi quem representou a Unicesumar no encontro.

De acordo com ela, os resultados da pesquisa: “The Program of Excellence in Basic Education: the impacts on school performance of the municipal public network in Paraná, Brazil” foram elogiados especialmente por pesquisadores da Austrália e Emirados Árabes. “Essa manifestação foi muito importante porque reforçou ainda mais o valor deste trabalho bem como a escolha assertiva das variáveis para o estudo”.

Para o coordenador do programa e analista de dados do PEEB professor, José Gonçalves Vicente, que é Mestre em Estatística e Métodos Quantitativos pela UNB, nenhuma política educacional pode ser positiva sem a integração entre os diversos níveis de ensino, particularmente entre a Educação Básica e o Ensino Superior. “Foi com essa preocupação e com o objetivo de contribuir com a Educação Básica -, que precisa ser sólida e eficiente para avançar e ser promissora no Ensino Superior, que o reitor professor Wilson de Matos Silva, não mediu esforços para investir no programa”.

Além da sala de aula

Por meio do programa os pesquisadores trabalham as responsabilidades de todas as pessoas que compõem a equipe de profissionais que atuam na escola, o diretor, pedagogo, professor, equipe de apoio, além da família e da sociedade, que têm papel fundamental no sucesso da educação básica. “A escola é um espaço privilegiado para a aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, mas sozinha ela não consegue proporcionar o pleno desenvolvimento. A própria Constituição Federal diz que a Educação é direito de todos, sendo dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”, destaca a professora doutora, Tania Periotto.

É por isso que o PEEB orienta a escola na perspectiva da gestão, o professor na condução do processo de ensino e aprendizagem, a família como núcleo de referência emancipatória de cada indivíduo, a sociedade civil organizada fomentadora do capital intelectual desenvolvido na escola. “Tudo isso, tem o intuito de construir a Educação de qualidade e do pleno desenvolvimento do aluno como cidadão, pois dessa forma entende-se que a construção do saber se dará de forma mais consolidada na formação do cidadão crítico que entrará no Ensino Superior e depois somará ao mercado de trabalho”, avalia o coordenador José Vicente.