Programa de Exportação para microempresa pode servir de modelo para todo o Brasil

O Programa de Internacionalização da Micro e Pequena Empresa, desenvolvido em parceria pelo Instituto Mercosul e Trade Júnior Cesumar, foi apresentado no final do ano no Ministério de Indústria e Comércio, em Brasília, durante encontro mensal das micro e pequenas empresas.

A Caixa Econômica Federal, que começou participando do programa em Maringá, ficou interessada em expandir a experiência para todo o Brasil.

Segundo a coordenadora do Instituto Mercosul e da Trade Cesumar,  Lígia Regina Pereira, trata-se de uma experiência que vem dando certo e ajudando várias micro e pequenas empresas a ganharem o mercado internacional.

Atuam no programa alunos de Comércio Exterior do Cesumar ligados à Trade Júnior. Com a coordenação de um professor, eles são responsáveis pela preparação da empresa, busca de mercado, credenciamento e toda a documentação necessária ao processo de exportação.