Programa Job Lab forma estudantes para o mercado de trabalho

Um grupo de 23 alunos participantes do programa Job Lab, desenvolvido pelo Cesumar Empresarial, recebeu certificados no último sábado (16) após terem freqüentado na instituição três meses de cursos em tecnologia da informação.

Os jovens, com idade entre 17 e 29 anos, foram selecionados para participar do Job Lab após fazerem parte da primeira edição do programa S2B (Students to Business), oferecido pela Microsoft, em outubro do ano passado, no qual se destacaram entre os 1.076 inscritos.

O treinamento do Job Lab foi focalizado no perfil e nas necessidades de cinco empresas de informática que participaram do programa, sendo quatro de Maringá - Bener, DB1, Delta, WRA - e uma de Curitiba - Tech Result -, as quais tinham interesse na contratação dos jovens ao final do programa.

No evento, o diretor executivo da WRA, Mauricio Real Prado, anunciou a contratação dos quatro jovens que estagiaram para a empresa no programa Job Lab. Segundo Prado, a empresa investiu muito na qualificação dos "meninos" e as expectativas não só foram cumpridas, como até superadas. "Nós tivemos um retorno muito positivo dos estudantes e isso com certeza irá contribuir muito para o desenvolvimento do trabalho deles na nossa empresa", afirmou.

Ao discorrer sobre a satisfação da empresa com o trabalho desenvolvido pelo Job Lab, o gerente de treinamento e desenvolvimento da Benner, Marcelo Curbete salientou que "todos os investimentos foram válidos, já que nós conseguimos montar uma equipe de jovens multidisciplinar e de alto desempenho", afirma o gerente.

O diretor de tecnologia da Delta Informática, Donisete Ferreira Cosma, que acompanhou o treinamento no Job Lab durante os três meses, também ressaltou a importância do projeto como sendo um lugar propicio para aplicação da teoria que os estudantes aprenderam em sala de aula.

Para o gerente de recursos humanos da DB1, Luiz César Cardoso, o mais importante nesse projeto é que o tempo de aperfeiçoamento dos jovens ocorre na velocidade de demanda do mercado, facilitando assim a absorção pelas empresas. "Todo o preparo técnico e comportamental que os jovens tiveram no Job Lab servirá de base para qualquer outra empresa que procura um profissional nessa área," disse Cardoso.

Na cerimônia de formatura estiveram presentes os representantes de todas as empresas, até mesmo o diretor executivo da Tech Result, Marcelo D´Ávila de Pauli, que veio de Curitiba para prestigiar o evento. Ele falou da satisfação da empresa com o desempenho dos estagiários. "O resultado do programa foi excelente, ao ponto de nós continuarmos com a parceira para mais um programa," afirmou o diretor executivo.

No período de treinamento, os estudantes receberam também acompanhamento psicológico da professora de psicologia, Edelvais Keller e duas estagiárias do curso. Questões como postura profissional e relacionamentos interpessoais ajudaram a estabelecer perfis empresariais, o que facilitou para identificar e direcionar os estagiários para as empresas.

Para o coordenador do Cesumar Empresarial, Freud Oliveira, os bons resultados do projeto mostraram que é possível estabelecer uma boa parceria entre o mercado e a academia. "Os estudantes puderam vivenciar na prática a teoria aprendida nas salas de aula, o que possibilitou às empresas a possibilidade de contratar um funcionário no perfil que procuravam."