Unicesumar
Unicesumar

Programa Somar inicia atividades de 2020 com palestra de geneticista renomado

Capacitação faz parte das atividades do Somar, programa de sensibilização e inclusão da pessoa com deficiência, da UniCesumar

Colaboradores da UniCesumar, participaram ontem (05/02) de uma palestra sobre a Classificação de doenças que se enquadram como deficiência, ministrada pelo professor e geneticista, Rui Pilotto, que é doutor em deficiências e doenças raras. A programação marcou o início das atividades do Somar, programa de sensibilização e inclusão da pessoa com deficiência da instituição, desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos.

Durante a palestra o professor falou sobre as inúmeras pessoas com deficiência que tem interesse em desenvolver uma atividade profissional e a importância dessa inclusão no mercado de trabalho. Ele também elogiou o programa da UniCesmar e incentivou os colaboradores a se comprometerem com essas pessoas, bem como com suas famílias. “A família também precisa desse apoio. Procurem ser sensíveis com eles e saber qual a causa dessa doença”, explicou o professor, orientando a instituição a sempre encaminhar o PcD (Pessoa com Deficiência) para o setor de psicologia para que o mesmo se sinta amparado em todas as áreas.

Na sequência ele explicou sobre os tipos de doenças consideradas como deficiência, que são: visual, auditiva, intelectual, física e múltipla. O geneticista também sugeriu que a empresa participe de campanhas em prol da causa dos deficientes como a prevenção da síndrome alcoólica fetal, que pode permitir que uma criança nasça com deficiência intelectual e também incentivou a UniCesumar a participar do Dia Mundial do Deficiente Visual.

Além dessas orientações, o professor também falou da legislação que assegura os benefícios das pessoas com deficiência e orientou os profissionais a esclarecerem todas as funções desses colaboradores, já no momento da entrevista e ainda promover todo amparo necessário para a acessibilidade e mobilidade desse colaborador no ambiente de trabalho.

De acordo com a assistente social do departamento de Segurança e Medicina do Trabalho da Unicesumar, Miriam Raquel de Souza, o Somar é um programa que tem o objetivo de acolher a pessoa com deficiência e trabalha com padrinhos que vão ajudar os PcDs. "Dentro desse programa, temos diversas capacitações que serão realizadas bimestralmente. Nesta primeira fase, participaram os padrinhos e gestores do programa. No nosso cronograma de atividades, teremos uma capacitação voltada somente os padrinhos, orientando a respeito de como eles vão desenvolver essas ações e como podem ajudar os colaboradores que possuem algum tipo de deficiência e posteriormente, vamos capacitar também os PcDs."

 

Últimas notícias

Categorias