Programas de mestrados e doutorados da UniCesumar inovam com atividades remotas

Por meio de recursos digitais de informação e comunicação, atividades acadêmicas como aulas, reuniões de orientação e defesas estão ocorrendo de forma online

Em função do atual estado de emergência em saúde pública no país, decorrente da Covid-19, uma grande parcela dos programas stricto-sensu tem funcionado parcialmente e, em muitos casos, estão sem atividades. Alunos e pesquisadores estão enfrentado problemas com cronograma de suas pesquisas e as aulas estão paralisadas. Por outro lado, o corpo discente e docente dos mestrados e doutorados da UniCesumar estão com as atividades em dia, por meio do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação.

Com exceção às pesquisas de campo e laboratoriais, as aulas, reuniões de orientação, qualificações, defesas, reuniões administrativas e das coordenações estão acontecendo normalmente online, de forma remota e por meio de plataformas de videoconferência. Para tal, estão sendo usadas ferramentas como Teams (Microsoft), Google Meet, Skype, vídeo-aula (gravada), Google-Drive entre outros.

Para que as atividades remotas na pós-graduação fossem implementadas, os cursos contaram com apoio institucional, como capacitação pedagógica para os docentes, capacitação técnica para os docentes e técnicos-administrativos, além de suporte técnico e de pessoal.

A professora Dra. Sonia Bertolini, diretora do Stricto-Sensu, destacou um exemplo de sucesso com a participação do professor Dr. Guilherme Sperb Machado, pesquisador da Universidade de Zurich, na aula do mestrado em Tecnologias na Promoção da Saúde. O professor abordou o tema “Machine Learning e Segurança de dados na Saúde”.

“Vale ressaltar que embora essas mudanças tenham decorrido da referida pandemia e, apesar dos professores precisarem lidar com a pressão de adaptarem-se a ferramentas virtuais e preparar atividades que mantenham os alunos estimulados, tem sido uma oportunidade ímpar para promover um processo de transformação digital e inovação pedagógica tão debatido e desejada nesta área da educação”, enfatizou Bertolini.