Unicesumar
Unicesumar

Projeto 1808 começa reunindo centenas de alunos


A primeira etapa do projeto 1808 aconteceu ontem à noite, no Ginásio de Esportes da instituição, reunindo mais de 900 alunos e professores da área de humanas. O reitor Wilson de Matos Silva fez a abertura do evento lembrando a importância do projeto que está sendo desenvolvido em cima da obra 1808, de Laurentino Gomes, que conta a história da transferência da família real ao Brasil.

O projeto é dirigido a todos os calouros dos cursos abrangidos pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Faz parte da proposta a leitura da obra e a realização de dois encontros com os estudantes, em que os aspectos do desenvolvimento do Brasil são tratados por especialistas convidados. No segundo encontro, haverá a presença do autor do livro, Laurentino Gomes, para uma palestra aos envolvidos no projeto.

Na noite de ontem houve apresentação do Grupo de Dança Os Lusíadas, do Centro Português, do Grupo de Capoeira Muzenza e do Grupo de Choro Regional Enxó de Bainha.

 Intermediando as apresentações culturais, falaram os professores Cássio Mochi, do curso de Direito, abordando o contexto histórico da Guerra de Napoleão e  Alisson Machado e Marcos Mantovani, coordenadores dos cursos de Turismo e de Gastronomia, respectivamente, discorrendo sobre aspectos da viagem da família real e da escravidão no Brasil.

Ainda como convidado esteve presente o professor Lupércio Antônio Pereira, do Departamento de História da UEM, falando sobre as relações sociais e políticas existentes na Europa na época em que a corte portuguesa se transferiu para o Brasil e, também, a professora doutora em Educação, Lízia Nagel, que fez o fechamento do encontro avaliando os diversos temas tratados à luz da educação.

Últimas notícias

Categorias