Projeto Arte e Movimento atende alunos de escolas públicas

Sexta, dia 27, o bloco de Educação Física do Cesumar estava agitado. O motivo era a apresentação do II Festival de Arte e Movimento, que reuniu alunos de primeira a oitava série dos colégios Brasílio Itiberê, João Batista Sanches e Mirian Palandrini, de Maringá, e do colégio Terezinha Menegueti Segueti, de Paiçandu.

As crianças participaram do projeto recebendo aulas de dança e atletismo, teatro, oficina de circo de tênis. O projeto faz parte das atividades acadêmicas dos alunos de segundo e terceiro anos de Educação Física e a apresentação no festival é o resultado final do trabalho realizado nas escolas.

O projeto acontece há três anos e serve para as crianças como atividade extracurricular. Os acadêmicos disponibilizam um dia da semana para atender de duas a três horas cada colégio.

Segundo uma das supervisoras de estágio, professora Graziella Batista Silva, o projeto é uma forma de passar para as crianças atividades que não aprenderiam na própria escola.

O Projeto de Ensino tem por objetivo integrar os acadêmicos de Educação Física com o mercado profissional. Segundo a supervisora de estágio, professora Sandra Sonsin,  "essa é uma forma dos alunos aprenderem como ministrar aulas e quais procedimentos tomar".

Ao todo são 50 acadêmicos que se revezam para atender aproximadamente 190 alunos de escolas públicas. Além do projeto Arte e Movimento, que é gratuito, os estudantes de Educação Física auxiliam as escolas a produzirem festas comemorativas. "Essa é uma vivência diferente. É uma forma de aprender a trabalhar antes mesmo de estar no mercado de trabalho", afirma a estudante Mariana Martins Leme.