Projeto da ONU mobiliza universitários

Ajudar o Brasil a cumprir os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). É este o objetivo dos alunos e professores do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) envolvidos em 21 projetos de extensão que desde o ano passado atendem a mais de 4 mil pessoas em Maringá, como parte das atividades do Prêmio ODM Universidades.

Na última quinta-feira, dia 27, os coordenadores do escritório do PNUD ( Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em Maringá ,  Emanuel Barbiero Antonio e Fabiana Oliveira, reuniram as equipes para o ensaio das apresentações dos resultados dos projetos que serão apresentados oficialmente nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no auditório do bloco 7 no Cesumar .

Os coordenadores também são universitários, eles faziam parte da AJE (Agência Júnior de Empreendedorismo), programa que tem parceria com o Sebrae. Emanuel e Fabiana, destaques da agência, foram convidados, em 2006, para trabalhar no escritório do PNUD/UNV/IIDAC.

As equipes estão na expectativa para divulgar os projetos e receber o certificado das Nações Unidas, como uma das recompensas do trabalho prestado à comunidade. Isaias Sassenda Lopes é aluno do curso de Enfermagem do Cesumar. O projeto da equipe de Lopes visa a qualidade de vida para idosos. O aluno conta que mudou a visão em relação às pessoas com mais de 65 anos e que o trabalho voluntário trouxe crescimento pessoal e profissional. Lopes pretende continuar com o trabalho social., "Eu sou africano, via as Nações Unidas atuando no meu país e quero retribuir. Isso [projeto ODM] vai ser muito importante para eu desenvolver meu trabalho na África".

Kerly Daiany Mantovanicursa é aluna do curso de Nutrição e explica como funciona o projeto que desenvolveu junto com a equipe "Alimentação e Saúde 10". "Nós trabalhamos com crianças da 3° e 4° séries. O objetivo do projeto era incentivar essas crianças a comerem frutas e verduras. Cada criança tem um hábito alimentar em casa e às vezes nós falamos e elas ficam na dúvida, se quem está certo são os pais ou nós [voluntárias]. A estudante disse que a equipe já pensa em fazer outros trabalhos voluntários, que podem ser desenvolvidos na área de nutrição.

O prêmio ODM Universidades tem como objetivo a formação de voluntariado nas universidades para que possam levar à comunidade os objetivos de desenvolvimento do Milênio. O projeto é uma parceria do Cesumar com o PNUD, UNV (Voluntários das Nações Unidas), IIDAC (Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania) e da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense).

Mais informações com Emanuel ou Fabiana pelo telefone, (44)30276360 ramal – 384.