Projeto de extensão do Mestrado em Ciências Jurídicas faz atendimento em conflitos familiares em 2021

A unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC (Projeto de Extensão do PPGCJ – Unicesumar), durante o ano de 2021, contou com a participação dos discentes da graduação em direito, do mestrado e doutorado em Ciências Jurídicas da Unicesumar.

Durante o primeiro semestre de 2021, o CEJUSC ofertou cursos de capacitação em triagem, atendimento e formação em mediação familiar, de forma remota, aos alunos integrantes do projeto de extensão.

A partir do segundo semestre, as atividades foram retomadas de forma híbrida. Os atendimentos à população tiveram início em setembro de 2021, de forma presencial, cumprindo todas as medidas de segurança. Os casos atendidos foram de conflitos familiares cíveis e criminais, como violência doméstica.

Após a triagem inicial e o primeiro contato com as famílias, os alunos do projeto assistidos pela professora Dr. Andréa Carla de Moraes Pereira Lago, que também coordena o projeto, davam início às sessões de atendimento nos conflitos familiares, com técnicas de mediação familiar. Ao final dos atendimentos, se as partes chegam a um consenso, elaborava-se um termo de acordo que posteriormente era direcionado ao Poder Judiciário para homologação.

O CEJUSC (Projeto de Extensão do PPGCJ – UniCesumar), durante o ano de 2021, atendeu aproximadamente 200 a 300 pessoas no contexto de conflitos familiares cíveis e criminais, e tem sido um relevante instrumento de efetivação de direitos na sociedade.

Para o coordenador do Programa, Prof. Dr. Dirceu Pereira Siqueira, o projeto representar o engajamento da universidade com projetos sociais que possam oferecer melhores condições de vida para a comunidade de Maringá e região.