Projeto de incentivo à doação de medula óssea registra 100 novos cadastros em ação na UniCesumar de Ponta Grossa

Atividade foi realizada no Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado na última sexta-feira, 14 de Junho

Unir forças para realizar o bem. Foi isso que os alunos da UniCesumar fizeram na última sexta-feira (14), junto com acadêmicos da UEPG, equipe do Hemonúcleo, do projeto Sementes da Vida e demais parceiros. Em lembrança ao Dia Mundial do Doador de Sangue, foi promovida uma campanha de conscientização sobre a importância de ser doador de medula óssea. A atividade registrou, em quatro horas, o cadastro de 100 novos potenciais doadores.

Para a coordenadora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Tatiana Stremel, projetos como esse, que unem diferentes instituições, somam forças para um bem maior e impactam diretamente na comunidade acadêmica e em toda a população. “A UniCesumar tem essa preocupação de formar profissionais com qualidade, preocupados com uma sociedade mais justa e solidária”.  Durante a atividade, os alunos da área da saúde da UniCesumar acompanharam a realização dos cadastros e também convidaram as pessoas para participarem da iniciativa.

Essa é a 13ª edição do projeto Sementes da Vida, que tem o objetivo de ampliar a divulgação de informações sobre os desafios enfrentados no tratamento do câncer infanto-juvenil e incentivar a doação de medula óssea. O transplante de medula óssea é recomendado nos casos de tratamento em doenças que afetam a produção normal de células sanguíneas, como a leucemia. Na hora do registro de um potencial doador de medula é retirado 10 ml de sangue, que vai para avaliação. Os dados coletados ficam em um Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que faz a identificação de possíveis doadores para pacientes.