Projeto de música é levado à escola municipal

Alunos do ensino integral, da escola municipal Miriam Leila Palandri, participaram, durante cinco meses, do projeto "Novos sons, novas práticas", desenvolvido pelo curso de Música da Unicesumar.

As crianças do primeiro e segundo anos tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar diferentes tipos de instrumentos. Segundo as professoras Denise Martinelli e Vânia Malagutti, coordenadoras do projeto, o objetivo de se levar a música à escola é tornar as crianças mais sensíveis à escuta, à percepção e aos sons.

Denise Martinelli, que também é assessora de música da Secretaria de Educação do Município, disse que as escolas de Maringá já estão adequadas à lei que exige o ensino de música na educação básica e que o projeto da Unicesumar na Leila Palandri foi complementar a um trabalho já existente.  Segundo ela, o conteúdo de música nas escolas foi inserido dentro da disciplina de artes.

Os estudantes atendidos pelo projeto "Novos sons, novas práticas" tiveram contato com alguns instrumentos musicais, como violão, teclado, percussão, flautas e materiais alternativos, levados para compor as novas práticas e possibilidades musicais.  Eles também fizeram parte de um coral.

Durante os cinco meses do projeto, as estudantes de música da Unicesumar Ana Caroline de Souza Moraes, Andreia Alessandra Serafim e Nadyne Vieira da Silva, visitaram a escola toda quinta-feira à tarde, levando o aprendizado às crianças.

Segundo a professora Denise Martinelli, a prática musical  auxilia tanto no desenvolvimento das habilidades perceptivo-musicais quanto no desenvolvimento auditivo, motor, cognitivo, social, da atenção, da memória, nos sistemas de ordenação sequencial e espacial, além de ajudar a fortalecer a relação afetiva entre as crianças, auxiliando na aprendizagem de diversos conteúdos.

Curso de Música

O curso de Música da Unicesumar é oferecido em forma de licenciatura. Ou seja, visa formar professores para atuar com o ensino de música nas escolas. A duração é de três anos e as aulas são no período da noite.