Unicesumar
Unicesumar

Projeto de reciclagem atende 1.300 crianças com oficinas de artes


Em sua quarta edição, o projeto Fazendo Arte com Sabor, desenvolvido em parceria pela Cocamar, Unicesumar e Secretaria de Educação do Município, atende hoje (24), na sede da associação da Cooperativa, cerca de 1.300 crianças do primeiro ao quinto ano escolar de Maringá, oferecendo oficinas de material reciclável e diversas brincadeiras.

O Fazendo Arte com Sabor é um projeto de educação ambiental que ocorre desde o ano de 2010 nas escolas municipais. Os estudantes participam de uma espécie de gincana em que devem recolher embalagens cartonas em suas casas e bairros e levar para a escola, enquanto são orientados sobre questões do meio ambiente. Essas embalagens são recolhidas pela Cocamar e vão para reciclagem.  Se em 2010 foram coletadas 43 mil unidades, este  ano chegou a cerca de 2,3 milhões de embalagens recolhidas .

Para estimular os alunos, o projeto é acompanhado de oficinas de artes,  que são ministradas por alunos de Artes Visuais da Unicesumar.  Dentre as atividades na sede da associação da Cocamar , estão sendo ministradas oficinas de cinema, arte e sustentabilidade,  xilogravura, máscaras, esculturas e  instrumentos musicais, tudo confeccionado com material reciclável. As crianças também vão levar para casa mudas de árvores doadas pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), em vasinhos de caixas cartonadas que elas mesmas fizeram.

Um grupo da quinta série da escola Zuleide Portes disse que estava bastante animado e viu no projeto uma maneira diferente de se comportar. "Eu ensinei todo mundo na minha casa e também meus tios e avós que nós precisamos cuidar do meio ambiente, não descartando no lixo o que pode ser reaproveitado", disse Natália Lourenço.

Para a professora Márcia Gabriel, da Escola Odete Alcântara, o projeto soma na formação dos alunos, porque o aprendizado continua e eles poderão ser adultos mais responsáveis com o meio ambiente.

Estão envolvidos com as atividades do projeto, cerca de 170 alunos de Artes Visuais, Música e Engenharia Ambiental da Unicesumar, coordenados pela professora Deborah Kemmer. Segundo a coordenadora, a inclusão da arte no projeto é bastante educativa, porque estimula as crianças a coletar as embalagens que iriam para o lixo, ver as possibilidades de reaproveitar os materiais e aprender, assim, a respeitar o meio ambiente.

Últimas notícias

Categorias