Projeto Fazendo Arte com Sabor encerra atividades do ano

O sabor da arte, da alegria, da satisfação de fazer algo diferente. Assim foi a noite de quarta-feira para dezenas de crianças, universitários, professores e familiares que participaram do encerramento do projeto "Fazendo Arte com Sabor 2011".

O projeto que é uma iniciativa do Instituto de Responsabilidade Social da Cocamar em parceria com o Cesumar e a Secretaria Municipal de Educação e tem por objetivo levar educação ambiental para estudantes de 1ª a  4ª série das escolas municipais.

O projeto foi levado este ano a 20 escolas e atingiu mais de 6 mil crianças. O trabalho de educação ambiental é feito por meio de uma gincana de coleta de embalagens cartonadas entre as escolas participantes.

A iniciativa atingiu dados expressivos. Mais de 1 milhão de embalagens foram coletadas e destinadas para reciclagem nesta segunda edição do projeto.

As escolas que mais recolheram embalagens  - Piveni Piassi , Odete Alcântara Rosa e Manuel Dias - receberam como premiação o "passaporte para a arte", ou seja, uma série de oficinas de artes ministradas por professores e estudantes do curso de Artes Visuais do Cesumar.

O resultado dessas oficinas é o que foi apresentado na quarta-feira à noite no Cesumar. Música, dança, teatro, percussão, show de palhaços. Essa foi a mistura do espetáculo, que agradou pais, mães e professores presentes, além dos representantes das organizações que realizam o projeto.

Para a diretora da escola Piveni Piassi, Ivonete Cristane de Souza, o projeto foi uma lição muito rica para as crianças. "elas participaram ativamente e hoje quando levam suco de caixinha para a escola já querem saber onde vão descartar a embalagem", contou ela.