Projeto ‘Mundo de Otávio’ fala sobre bullying com alunos do Objetivo

“Já me chamaram de gordo na escola.” “Falaram que meu cabelo é feio”, “Os meninos ficavam me chamando de baixinho”. Esses foram alguns dos relatos das crianças durante o bate-papo com o Otávio, personagem do projeto ‘Mundo de Otávio’, projeto que trabalha com crianças sobre temas de seus interesses, abordando sempre sobre a importância de Deus e os princípios cristãos para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Neste mês de março, mais de 200 crianças dos quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, participaram de quatro encontros que abordaram o tema bullying no auditório do colégio.

O tema chamou ainda mais atenção da sociedade brasileira e mundial, após o massacre que aconteceu em Suzano, no estado de São Paulo, quando dois jovens entraram atirando em uma escola, mataram 9 pessoas e em seguida se suicidaram. Foi com este fato que o personagem Otávio abriu a palestra para as crianças.

Ele alertou as crianças sobre as consequências dessas atitudes de descriminação, isolamento e agressões que ocorrem na escola e trouxe um jogo jenga para ilustrar a conversa. Ele explicou que a medida que a criança sofre um tipo de agressão, seja ela verbal ou física, vai sendo destruída, assim como no jogo, quando as peças da torre são retiradas uma a uma, até que a torre caia no chão. “Quanto mais você bate com palavras, agressões ou isolamento, mais a pessoa vai sendo destruída, até que ela não se sinta importante e chegue até a pensar em suicídio”, enfatizou, Otávio.

Durante a conversa, as crianças foram incentivadas a cuidar do coração e também das pessoas que estão ao redor delas. “Temos diferença e temos um Deus que nos escolheu para ter algo diferente para compartilhar com os outros”.

Ele também orientou os alunos a não deixarem ser controlados pelas emoções e reações, encorajando os pequenos a contarem para os adultos quando estiverem sofrendo bullying. “Falem para os seus pais, para os professores ou coordenadores da escola. Eles estão aqui para te ajudar.”

Ao final do encontro, Otávio citou alguns versículos bíblicos que orientam sobre o tema como o texto de Romanos 12: 17 ao 18, que diz: A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

“Vamos ser todos contra o bullying”, encorajou Otávio, finalizando a palestra.