Projeto "Ser Cidadão"atende escola em Mandaguaçu

O "Ser Cidadão" é um projeto de extensão desenvolvido pelos cursos de Direito e Serviço Social da Unicesumar, dirigido a estudantes do ensino fundamental e médio e trabalha oito temas de cidadania: prevenção às drogas, combate à violência, bullying, direitos políticos, direitos do consumidor, direitos da família, direitos e deveres da criança e adolescentes e direitos da pessoa idosa.

No último dia 15 de maio, estudantes dos dois cursos, coordenados pela professora Daniele Moraes Cecílio, atenderam pais, professores e alunos da  Escola Municipal Barão do Rio Branco, localizada na Vila Guadiana, em Mandaguaçu, e prestaram orientação sobre Direito de Família. O convite partiu da própria escola.

O projeto usa metodologias diferenciadas desenvolvidas pelos próprios professores e alunos, que pode ser tanto apresentação de teatro de fantoche, distribuição de cartilhas ilustradas, oficinas, como aplicação de jogos e apresentação de audiovisuais.

Cerca de 150 pais ou responsáveis juntamente com os filhos e professores participaram das oficinas na escola Barão de Rio Branco. Temas sobre a família e sociedade, direitos de família, educação e família foram discutidos em grupos de estudo e depois os estudantes prestaram informações sobre as garantias das pessoas nessas áreas.

Para a coordenadora de Serviço Social, professora Maria Cristina de Brito Cunha, as informações levadas às pessoas ajudam no desenvolvimento da cidadania e na construção de uma sociedade melhor. "Ficamos muito felizes quando recebemos um convite como este da escola de Mandaguaçu, porque percebemos que podemos ajudar e fazer a diferença na vida das pessoas", avaliou a professora.