Unicesumar
Unicesumar

Prossegue até quinta no Cesumar Encontro Nacional sobre religião e religiosidade


Estudiosos de várias partes do país estão reunidos no Centro Universitário de Maringá (Cesumar) participando do I Encontro Nacional de História das Religiões e Religiosidade. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho de História das Religiões e Religiosidades, da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH) e marca o início de encontros nacionais na área. O Cesumar e a Universidade Estadual de Maringá são responsáveis pela organização desta primeira edição.


Na abertura do encontro, ontem (segunda-feira) à noite, foi apresentada a conferência “Identidades Religiosas e História: algumas reflexões”, da professora Jacqueline Hermann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No encontro prossegue com a realização de várias mesas-redondas, que terão a participação dos principais expoentes nos estudos sobre fenômeno religioso, no bloco 06 e 21 simpósios temáticos.


O encontro debate as identidades religiosas a partir da arqueologia e geografia, da psicologia, da filosofia e teologia, a partir das ciências sociais e das artes. Na quinta-feira, dia do encerramento, haverá uma mesa-redonda, às 19 horas, sobre identidades religiosas e os diversos campos do conhecimento, uma espécie de balanço sobre tudo o que foi discutido durante os quatro dias do evento.


A palestra de encerramento, às 20h30, será feita pelo professor Fernán Gustavo Carreras (UNSE). Ele falará sobre “Identidades Religiosas na Amércia Latina”. Além dos estudos e debates, vários especialistas em religião fazem lançamento de livros durante o encontro.

Últimas notícias

Categorias