Prova de habilidades médicas utiliza atores

Nesta quarta-feira (5), os alunos do curso de Medicina do Cesumar participaram de uma prova de habilidades médicas. O objetivo da avaliação era que os acadêmicos fizessem uma anamnese, espécie de entrevista que o médico faz com o paciente para descobrir o histórico biológico do indivíduo. Na ocasião, atores do curso de Artes Visuais da instituição encenaram diferentes personagens.

Para a coordenadora do curso, Nilce Marzola, a presença de atores traz mais realidade ao processo de aprendizagem. "eram 10 pessoas que tinham perfis diferentes, como aqueles que eram mais hostis, extrovertidos ou quietos e o aluno precisava contornar esse perfil para fazer o diagnóstico", explica a professora.

A prova aconteceu no laboratório de habilidades médicas. Enquanto cada aluno fazia o atendimento, um grupo de professores observava externamente, por meio de uma parede de vidro e sistema de áudio, tudo o que acontecia. Os docentes avaliaram desde a postura até mesmo a comunicação dos estudantes.

Em comum, todos os atores apresentavam o quadro clínico de tosse constante, dor no peito e parentes próximos que tiveram câncer.  A avaliação se estendeu durante toda a tarde.