Prova do Enade será neste domingo (14)

UniCesumar prevê a participação de 416 alunos dos cursos presenciais e deve repetir o ótimo desempenho da última avaliação

Estudantes de todo o país que estão concluindo curso de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) participam neste domingo (14/11) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ao todo, cerca de 156 mil alunos de 2.187 farão o teste.

A UniCesumar prevê a participação de 416 estudantes dos seus cursos presenciais. Além da prova, eles irão responder a um questionário com 68 perguntas pertinentes ao curso além de 11 perguntas extras sobre possíveis repercussões da crise sanitária causada pela covid-19 no processo de formação dos estudantes.

Os locais de prova podem ser conferidos nos endereços www.inep.gov.br e www.mec.gov.br.  O exame será realizado das 13h às 17h  (horário de Brasília). São 40 questões, 10 de formação geral e 30 de formação específica.

Os resultados das provas e as respostas ao questionário são importantes para os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do País. Os cursos e instituições de educação superior recebem conceitos de 1 a 5.

O Enade 2021 avaliará cursos de 30 áreas de graduação, por meio do desempenho dos estudantes. Dos cursos presenciais da UniCesumar, serão avaliados: Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física (bacharelado e licenciatura) e Pedagogia.

O exame também inclui o Questionário do Coordenador de Curso. O teste tem como objetivo coletar informações para caracterizar o perfil dos coordenadores e entender a realidade dos cursos.  As perguntas são de caráter socioeconômico, sobre processo pedagógicos, infraestrutura da instituição e sobre o exercício da coordenação. O prazo para responder esse questionário será do dia 16 ao dia 26 de novembro.

“O Enade é essencial para chancelar a nossa qualidade de ensino. Temos a certeza de que muitos cursos vão se destacar, principalmente pela capacitação e dedicação dos docentes junto com a estrutura oferecida”, avalia a Pró-Reitora Executiva de Ensino Presencial, Andrea Borim.

Os resultados do Enade geralmente são publicados no ano seguinte à aplicação do teste. Só não foi realizado em 2020 devido a pandemia.  Portanto, o último exame ocorreu em 2019, quando foram avaliados mais de 8 mil cursos das áreas de saúde e exatas de instituições públicas e privadas, das modalidades presencial e a distância.

DESEMPENHO DA UNICESUMAR

A expectativa é de que os cursos da UniCesumar mantenham bom desempenho neste ano. “Como sempre tivemos ótimas pontuações, a UniCesumar se estabelece com uma das instituições que oferece qualidade aos alunos e excelência na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Com certeza, neste ano não será diferente”, afirma o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcos Antônio da Silva.

A UniCesumar obteve ótimas avaliações em diversos cursos em 2019.  Um dos destaques foi Fisioterapia, que obteve conceito 5 (avaliação máxima) pelo segundo ciclo consecutivo, bem como a graduação em Medicina, classificada com conceito 4 e figurando entre os 10% dos cursos com maior grau de aprendizagem do primeiro ao último ano no Brasil.

Além de Fisioterapia, a Instituição também recebeu conceito 5 no curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho. O curso ficou classificado em 1º lugar entre todas as universidades privadas do país.

Outros destaques da UniCesumar em 2019 foram Agronegócio, classificado em 3º lugar no Brasil, e Gestão Hospitalar, que ficou em 1º lugar entre os melhores do Sul do Brasil, assim como as graduações em Engenharia de Produção, Estética e Cosmética e Fonoaudiologia, consideradas as melhores do estado do Paraná.