Unicesumar
Unicesumar

Prova do hambúrguer testa improviso e criatividade dos competidores do Mão na Massa

Primeiro reality universitário de Gastronomia do Brasil reúne júri de especialistas do sanduíche mais popular e consumido no país

Os 24 participantes do Mão na Massa, primeiro reality universitário de Gastronomia do Brasil, foram duplamente surpreendidos na noite da última terça-feira (29). A prova da segunda noite da competição foi a do hambúrguer. Além de não escolherem a proteína para a produção do hambúrguer, que foi sorteada às cegas, após as compras no mercado, as equipes tiveram que trocar de bancada e trabalhar com os ingredientes que não escolheram.

“Programamos essa dinâmica para estimular o improviso e a criatividade das equipes. Eles tiveram que se programar e reprogramar rapidamente. Isso acontece com frequência nas cozinhas e os profissionais precisam estar preparados para enfrentar essas situações”, explicou o professor Vinícius Pires, coordenador do curso de Gastronomia da Unicesumar e do Mão na Massa.

2 d.......As seis proteínas escolhidas pelos organizadores do reality para a prova do hambúrguer foram fraldinha bovina, acém bovino, paleta e bisteca suína, pernil e picanha de cordeiro, coxa e sobrecoxa de frango e salmão. A equipe Manjericão, que foi sorteada com o salmão, ficou visivelmente desconcertada ao receber a proteína, enquanto a Capim Santo celebrou a sorte com os cortes de cordeiro.

Com as proteínas sorteadas, as equipes foram ao mercado pegar os ingredientes para preparar os pães, hambúrgueres, molhos e acompanhamentos. Ao retornarem à cozinha, tiveram que trocar de bancadas. “Estou como uma dona de casa que tomou Gardenal e foi ao mercado. Pra mim, nada combina com nada nessa bancada”, desabafou a estudante carioca Lesly Fernandes dos Reis. Sua equipe, a Pimenta, tinha sido sorteada com a fraldinha e teve que preparar hambúrguer de salmão com os ingredientes escolhidos pela equipe Manjericão, que comemorou a troca. “Agora, sim, estamos mais seguros para preparar um hambúrguer de verdade, com carne bovina”, afirmou o estudante Roberto Bellini Costa dos Santos.

2 d.....A estudante Kathia Nani Chiuchetta chegou a chorar quando as equipes foram trocadas. Ela liderou as compras da equipe Capim Santo para produzir hambúrguer de cordeiro e teve que reprogramar tudo ao assumir a bancada organizada pela equipe Flor de Sal, com frango. “Isso não se faz”, lamentou. Mas, dez minutos depois, Kathia já estava mais calma. “Na hora, fiquei desesperada! Mas conseguimos reprogramar a preparação com o que nos foi dado e faremos um ótimo trabalho”, assegurou. De fato, o lanche da Capim Santo foi um dos mais elogiados pelo júri da prova.

2 d..As seis equipes tiveram 90 minutos para preparar o pão, o hambúrguer, os molhos e acompanhamentos. A equipe Manjericão preparou um hambúrguer de fraldinha com bacon, em pão de brioche, com creme de três queijos, geleia de maçã verde com pimenta biquinho e anéis de cebola empanados ao vinho.

A equipe Pimenta preparou hambúrguer de salmão, em pão brioche com gergelim preto, molho de shoyu reduzido e mel, picles de cebola e skin (crispy de pele de salmão).

A equipe Capim Santo fez um hambúrguer de frango com bacon, em pão brioche com mel e gergelim preto, molho aioli de capim santo, relish de cebola caramelizada com melado e canela, crispy de bacon e queijo minas grelhado.

A equipe Flor de Sal combinou um hambúrguer de cordeiro com especiarias, em pão brioche com espinafre, molhos de vinho do Porto reduzido e aioli de hortelã, crispy de hortelã e de bacon e queijo brie derretido.

A equipe Açaí preparou um hambúrguer de pernil e paleta suína, com pão brioche tradicional, molhos de abacaxi com especiarias e de mostarda dijon com pimenta calabresa, canela e cardamomo, cebola caramelizada, queijo brie derretido e crispy de mandioca.

A equipe Alecrim preparou um hambúrguer de acém com bacon, em pão rústico crocante, molho de cream cheese com ervas e mostarda dijon, cebola caramelizada, queijo cheddar derretido e crispy de batata inglesa.

O júri foi formado pelos chefs Vinícius Pires (coordenador do curso de Gastronomia da Unicesumar), Mayara Colonhesi (do food truck Boi da Cara Preta e participante do BBQ Brasil), Marcos Vigorito (do site Guia do Hambúrguer), Alisson Tinassi (da hamburgueria Casa da Mãe Joana) e Fernando Russel (do canal Cozinha de Jack e vencedor do concurso O Melhor Hambúrguer do Brasil, do programa Mais Você / Rede Globo).

2 dDurante o preparo das receitas, os chefs percorreram as bancadas e ajudaram os competidores com dicas importantes. “A troca de bancada pegou todo mundo de surpresa. Então, dicas básicas, como seguir uma linha oriental para o salmão, cuidar com o nervo do cordeiro no preparo do hambúrguer e evitar acompanhamentos com alto risco de execução, como crispy de pele de frango, acabaram ajudando a dar direcionamento”, comentou a chef Mayara Colonhesi, que ministrou o workshop sobre hambúrgueres para os participantes.


O Mão na Massa reúne 24 estudantes de Gastronomia da Unicesumar dos polos de EAD de 12 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de acadêmicos de dois dos quatro campi da instituição no Paraná (Maringá e Ponta Grossa). A competição começou na última segunda-feira (26 de fevereiro) e terá a sua prova final na noite da próxima sexta-feira (02 de março). O Mão na Massa está sendo realizado no campus sede da Unicesumar, em Maringá (PR).

Os integrantes das três melhores equipes receberão premiações especiais e os membros do grupo campeão ganharão bolsa integral para um dos dois cursos de pós-graduação em Gastronomia da Unicesumar: Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão estratégica em Negócios Gastronômicos.

Para saber mais, acesse o site www.unicesumar.edu.br/maonamassa/

 

Equipes “Mão na Massa”

 Equipe Flor de Sal

Claudia Emilia Santos, 37, PR

Regina Batista de Oliveira, 45, MG

Murilo De Peder Zandoná, 25, PR

Waleska de Figueiredo Maciel Silveira, 41, MG

Equipe Pimenta

Alcyr Alves Viana Neto, 51, DF

Lesly Fernandes dos Reis, 43, RJ

Suelen Pereira de Mendonça, 33, GO

Jaqueline de Souza Luis Silva, 23, SP

Equipe Açaí

Edivam Gomes Dantas, 40, PA

Wiviane Machado, 41, GO

Izailda Maria Calvis Reis, 56, MS

Fabiana Dias Listo Santos, 40, ES

Equipe Alecrim

Suzana Flor Reinaldo de Andrades, 41, RS

Viviane P. Costa, 54, SP

Claudia Ferreira Borges de Salles Passarelli, 55, MG

Mateus Corete da Silva, PR, 24

Equipe Capim-Santo

Kathia Nani Chiuchetta, 50, PR

Hannison Felipe, 28, BA

Maria Luiza Hacke, 19, SC

Fellipe Mathews, 26, BA

Equipe Manjericão

Sandra Bispo de Melo, 41, GO

Roberto Bellini Costa dos Santos, 43, RR

Eliana Gomes Santana, 43, BA

Alex Sandro Cobo, 36, SP

Últimas notícias

Categorias