Unicesumar
Unicesumar

"Psicologia Ambiental"é tema de palestra na Unicesumar

  • PsicologiaAmbientalO Mestrado de Tecnologias Limpas da Unicesumar promoveu, na última sexta-feira (29), o 1º Ciclo de Palestras sobre Psicologia Ambiental e Práticas Interdisciplinares. Na ocasião, a psicóloga doutora Camila Bolzan de Campos, uma das únicas especialistas da área no Brasil, falou sobre a relação entre o comportamento e o meio ambiente, seja o construído ou o natural.
  • Segundo a palestrante, a psicologia ambiental é uma área relativamente nova da psicologia e estuda o comportamento das pessoas em relação aos ambientes, que podem ser os escolares, organizacionais, urbanos, ecológicos e outros. "Por mais que a gente esteja se afastando dos elementos naturais, o ser humano tem buscado um retorno de bem-estar, melhoras e tratamentos de doenças, por exemplo. Por isso observamos como os espaços restauradores, como jardins e praças, são excelentes para a melhora emocional da comunidade, porque é uma proximidade com a natureza", disse.
  • Ela acrescentou que a grande ideia da psicologia ambiental é a de também oportunizar essas tendências juntamente com a arquitetura. "a preocupação é a reestruturação dos espaços e a conscientização das pessoas para desde cedo cuidarem do meio ambiente, seja na questão da higiene, poluição, lixo e outras. Quanto mais cedo a mudança de comportamento acontecerem, mais prolongada vai ser por toda a vida", afirmou. Camila finalizou dizendo que é preciso tornar automáticas as ações como sair do local e apagar a luz, não jogar o lixo no chão, separar corretamente os resíduos e não desperdiçar água e que, apesar de as crianças serem os grandes agentes multiplicadores desse comportamento, os adultos também precisam criar o hábito.
  • Para a professora Rute Grossi Milani, organizadora do evento, o tema é importante por dar suporte a outras áreas e ter um caráter interdisciplinar. "estamos desenvolvendo diversas pesquisas no mestrado que contemplam a psicologia ambiental. Trazer a professora Camila para ministrar a palestra mostra a importância de os acadêmicos estarem ligados nas grandes mudanças do planeta, como a escassez dos recursos naturais. É necessário estudar esse assunto para amadurecer, contribuir e disseminar a cultura pró-ambiental", disse.

Últimas notícias

Categorias