Publifest discute novos formatos de mídia e implicações para a publicidade

Aproximadamente 200 pessoas estiveram na abertura oficial do VI Publifest (Festival de Publicidade de Maringá), ontem (19) à noite no Cesumar. Entre os presentes estavam o prefeito Silvio Barros, o reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, o presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), Walter Thomé, estudantes e profissionais da área. Na primeira noite também, um dos "papas" da propaganda no Brasil, o publicitário Orlando Marques, da Publicis Brasil, uma das quatro maiores holdings de comunicação do planeta.

O prefeito Silvio Barros disse que estava presente na abertura oficial do evento pela grande parceria existente entre Prefeitura e APP Maringá. Ele considera o Publifest um grande evento da área e uma oportunidade única para todos, "a oportunidade em aprender e ter conhecimento é o que nos faz ter sorte na vida", comentou.

Já o reitor Wilson Matos revelou a satisfação em receber na instituição pessoas em busca do conhecimento, provando que o Centro Universitário é uma comunidade do conhecimento. Em relação ao ensino no país, destacou a necessidade de avanços na área, completando: "neste país precisamos de gente disposta a aprender".

O presidente da APP Maringá, Walter Thomé Junior, recepcionou a todos os presentes e destacou a participação da entidade na sociedade,  principalmente em parceria com a Prefeitura Municipal de Maringá durante as campanhas da crise, da gripe A e da Campanha do Agasalho. O presidente também falou sobre a importância da entidade na valorização dos profissionais e do segmento, Ê cada dia que passa, lutamos por uma APP mais atuante, vibrante, forte e relevante" frisou.

A palestra

A palestra da noite foi proferida pelo publicitário Orlando Marques. Baseado no tema deste ano, "qual é a cara da nova propaganda?", o presidente da Publicis Brasil falou sobre o novo formato da mídia impressa com os avanços tecnológicos.

O avanço da internet em momento algum fará o jornal impresso desaparecer, mas algumas mudanças serão necessárias, no sentido de convergir diferentes canais, desta forma o veículo impresso se coloca como um fornecedor de conteúdo em diferentes plataformas.

"Nesta nova mídia o profissional tem de pensar em como atingir o público em diversas plataformas, pensando que estará atingindo o leitor em diversos momentos e lugares diferentes, além disso, a união do conteúdo do impresso com a tecnologia da internet é uma oportunidade para a comunicação surpreender e interagir com o leitor", destacou Marques.

Programa O VI Publifest continua até amanhã (21). Na programação desta terça estão oficinas de novas tecnologias,  de produção de áudio e as palestras com Paulo Chueiri, presidente da APP Brasil e Carlos Righi,  proprietário da Fulano Filmes, à noite.

Amanhã (21), haverá oficinas de produção de material impresso, de ilustração e palestras com Mário Narita, proprietário da Narita Design, encerrando-se com a mostra de comerciais premiados do Clube de Criação de São Paulo, a partir das 20h30.

O Festival de Publicidade é promovido pela APP-Maringá e conta com a parceria do curso de Publicidade e Propaganda do Cesumar.