Rádio Cesumar FM completou um ano no ar

A Rádio Universitária Cesumar FM completou neste mês um ano no ar. Operando na freqüência 94,3 Mhz, a emissora começou suas atividades no dia 13 de setembro de 2005 e conseguiu em um ano consolidar a sua programação, com a participação direta de estudantes e professores de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A rádio tem três objetivos fundamentais, que são: proporcionar um espaço de experiência para os acadêmicos de Comunicação Social da instituição, desempenhar o papel cultural, informativo e educativo, e divulgar para a sociedade o que o Cesumar promove. O projeto da rádio era um sonho antigo dos dirigentes da instituição, e também uma reivindicação dos alunos de comunicação para que pudessem pôr em prática os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Desde o princípio a rádio conta com a ajuda de professores e acadêmicos do Cesumar para o seu desenvolvimento. Em seu primeiro dia já contava com uma equipe de jornalismo com os quadros "Cesumar em Foco", produzido pelas alunas Mariane Maio, Arieta Arruda e completado mais tarde por Priscila Nascimento, Isabele Boareto e Bárbara Fernandes, e "Informação", dos alunos Nádila Toledo, Marcela Miranda, Fernanda Sordi e Vinícius Matos.

Hoje a rádio conta com mais de 50 alunos envolvidos nos quadros e programas semanais, como é o caso do Programa "Garagem", dos alunos do 1º ano de jornalismo, Alexandre Gaioto, César Miguel, Lizandra Gomes e Thiago Soares, que movimentam a audiência da rádio, com um projeto que busca divulgar o trabalho de bandas independentes com muito humor.

A Cesumar FM procura atingir principalmente o público universitário, utilizando uma linguagem jovem ao mesmo tempo em que se preocupa com a boa qualidade e seriedade de seus programas. Prova disso é sua programação variada, abrangendo assuntos como cinema, saúde, agronegócio entre outros, além dos musicais, que vão desde sertanejos de raiz ao rock, passando por musicas regionais e contemporâneas. A rádio conta ainda com uma parceria com a rádio França Internacional, transmitindo notícias em tempo real, programas culturais e informativo.

Segundo o coordenador da Rádio Cesumar FM, Elias Gomes de Paula, o próximo passo é colocar uma programação 24 horas por dia. "Já estamos online, mas até o final do ano eu pretendo colocar a emissora 24 horas no ar", concluiu animado com os resultados que a  emissora vem atingindo.