Unicesumar
Unicesumar

RCP Day democratiza informações sobre ressuscitação cardiopulmonar

Manobras emergenciais realizadas por qualquer pessoa treinada pode garantir sobrevivência e prevenção de sequelas de vítima

Estimativas de entidades de saúde apontam que, anualmente, 17 milhões de pessoas são vítimas fatais de parada cardíaca em todo o mundo. No Brasil, esse número chega a 360 mil por ano; 800 por dia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Grande parte dessas mortes poderiam ser evitadas caso a população em geral tivesse noções básicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP):  um conjunto de manobras emergenciais - feitas com as mãos no tórax - para garantir a sobrevivência das vítimas e prevenir sequelas até a chegada do socorro médico. Qualquer pessoa, desde que treinada, pode aprender e realizar as manobras de forma segura e eficiente, quando necessário.

 

Com o objetivo de levar informação e capacitar a população em geral, o curso de Medicina da UniCesumar será um dos parceiros do evento RCP Day, promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192). O evento será realizado no próximo dia 02 de setembro, das 14h às 20h, no 3º piso do Shopping Maringá Park (Av. São Paulo, 1099). Quem estiver passando pelo local poderá aprender gratuitamente noções de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e, assim, ajudar a salvar vidas em uma situação corriqueira enquanto o socorro está em deslocamento. O RCP Day é aberto ao público, e não é necessário realizar inscrição prévia.

 

De acordo com Sérgio Lopes,  professor do curso de Medicina e coordenador do Laboratório de Habilidades Clínicas e Simulação Realística de Simulação Clínica e Habilidades (SimuLab), a capacitação de pessoas comuns para enfrentarem situações de risco é fundamental para aumentar as chances de sobrevivência da vítima. “Com técnicas simples, porém adequadas, até uma criança pode aprender a identificar os sinais e a fazer a ressuscitação cardiopulmonar. Colocaremos nossos bonecos do laboratório à disposição para que a população possa treinar numa simulação altamente realística.”

 

O professor salienta que, numa parada cardiorrespiratória, a pessoa fica inconsciente, deixa de responder a estímulos e para de respirar. “A ação de quem vai ajudar precisa ser rápida, pois a chance de sobrevivência cai a cada minuto sem socorro. Neste evento, queremos conscientizar como essa ajuda primária pode ser realizada por meio da compressão torácica e outras técnicas. É um momento de conscientizar a população para esse tema tão importante, que pode ser estendido aos lares, escolas e ambientes de trabalho”, sintetiza.

 

First,Aid,Emergency,Cpr,On,Heart,Attack,Man,,,One

 

Serviço:

RCP Day 2023

Data: 02 de setembro de 2023

Horário: 14h às 20h

Local: 3º piso do Shopping Maringá Park (Av. São Paulo, 1099)

Valor: Gratuito

Últimas notícias

Categorias