Reality de Gastronomia começa com votação popular

Competição na Unicesumar prossegue até sexta-feira. Prova desta segunda-feira (26) vai ser decidida por meio de votação nas redes sociais da instituição

O reality de Gastronomia “Mão na Massa” começou nesta segunda-feira (26) no campus da Unicesumar em Maringá. Os 24 acadêmicos de 12 Estados do País que participam da competição foram organizados em seis equipes e a primeira prova será decidida por voto popular nas redes sociais (Facebook e Instagram) da instituição de ensino.

O desafio do primeiro dia na prova “Prato Assinatura” foi montar um Prato Feito (PF). “O objetivo é criar um PF conceitual, um PF contemporâneo com os ingredientes que dispomos em cada uma das bancadas”, disse o professor Vinícius Pires Martins, coordenador do “Mão na Massa”.

WhatsApp Image 2018-02-26 at 2.41.08 PMO tempo para elaborar e apresentar o prato aos jurados foi de uma hora. Cada minuto de atraso é descontado ponto da equipe. A limpeza e organização também contam na avaliação.

Fotos dos pratos das equipes serão divulgados nas redes sociais da Unicesumar. O resultado desta etapa será divulgado às 16h da próxima sexta-feira, último dia da competição gastronômica. Todos os dias, os competidores participarão de uma prova, que será avaliada por júris especializados na técnica ou no tipo de culinária em avaliação. Entre os nomes confirmados para dar aulas e julgar os competidores está o chef Lucas Corazza, confeiteiro e jurado do programa “Que Seja Doce”, da GNT, e professor da disciplina de Confeitaria Clássica e Brasileira do curso de Gastronomia da EAD Unicesumar.

Durante a manhã do primeiro dia do reality, os participantes assistiram a um vídeo sobre a história de Maringá no Museu da Unicesumar e conheceram as regras da competição. “Este projeto tem o objetivo de integração, de realmente colocar a mão na massa. Tem sim o viés da competição, mas esta deve ser lúdica, ficar em segundo plano. Na sexta-feira à noite se vocês voltarem diferentes para suas casas estaremos realizados”, comentou o diretor de Planejamento e Ensino da Educação a Distância (EAD) da Uniceumar, Fabrício Lazilha.

WhatsApp Image 2018-02-26 at 11.05.21 AM

Os celulares dos acadêmicos foram recolhidos pela organização da competição. Eles terão direito a ficar com o aparelho 30 minutos por dia, estão em um alojamento no campus e não podem sair da instituição, exceto em casos extraordinários e emergência.

Na programação do primeiro dia do reality, os participantes tiveram também aula sobre vinho com o professor William Máximo e wokshop de massas artesanais com Alexandre Gimenes.

Os alunos são do curso de Gastronomia presencial e EAD da Unicesumar. Desde que começou a atuar em Educação a Distância, em 2006, a Unicesumar, um dos dez maiores grupos educacionais do país, investe maciçamente nas chamadas metodologias ativas de aprendizagem, aplicando de forma criativa os conhecimentos teóricos na prática. A instituição lançou no ano passado a sala invertida e a realidade aumentada para os cursos de Engenharias EAD, e o Reality Fashion, um reality show ao vivo disputado por alunos de Design de Moda de todo o país.

Mão na Massa

Os integrantes das três melhores equipes receberão premiações especiais e os membros do grupo campeão ganharão bolsa integral para um dos dois cursos de pós-graduação em Gastronomia da Unicesumar: Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão estratégica em Negócios Gastronômicos.

WhatsApp Image 2018-02-26 at 6.20.01 PM (2)Os 24 competidores foram escolhidos entre 100 candidatos que participaram da prova de seleção: preparar um Bife Wellington, bife de filé revestido com patê e duxelles, envolto em massa folhada e assado. Os vídeos dos candidatos, com o passo a passo da receita, foram avaliados por um júri de professores do curso de Gastronomia da Unicesumar.

A Unicesumar lançou o curso de Gastronomia em 2015 e já possui 2.500 alunos em 300 diferentes polos de EAD. A graduação tem duração de dois anos. Criado para atender à crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais dessa área em todo o Brasil, este é um dos cursos que mais cresce dentro da instituição.

Para saber mais sobre os participantes, acesse o site www.unicesumar.edu.br/maonamassa/

As equipes do Reality “Mão na Massa

WhatsApp Image 2018-02-26 at 2.40.52 PM