Como é o mercado de trabalho do designer de moda?

Você já quis ser estilista? O mercado de trabalho para o designer de moda se expandiu. Está aberto para quem tem vontade de trabalhar com roupas, calçados e acessórios.Há alguns anos, o Brasil ocupa um lugar de destaque dentro do mercado mundial da moda.

Os números mostram que atividades relacionadas à moda e ao vestuário no país permanecem em franco crescimento, mesmo com os tempos difíceis que a economia brasileira vem enfrentando.Neste artigo, você saberá mais detalhes sobre como anda o mercado no país. Além disso, também sobre as possibilidades para o designer de moda no mercado de trabalho.

O Brasil no cenário mundial da moda

Os dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) mostram que o setor da moda é o segundo ramo que mais emprega no país. A estimativa é de que o mercado crie mais 300 mil postos de trabalho até o ano de 2025. Tudo para atender às mais de 30 mil indústrias têxteis do país, que representam 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Isso faz, de nosso país, o 6° maior produtor de roupas, calçados e acessórios do mundo.

Está enganado quem pensa que o mercado de trabalho para o designer de moda se resume aos grandes desfiles das novas coleções. Este setor mobiliza milhares de profissionais todos os dias; afinal, as pessoas precisam se vestir, e preferem se vestir bem, de acordo com as tendências e últimas coleções trazidas por lojas e polos distribuidores. Isso representa uma cadeia operacional gigantesca, onde o designer de moda pode atuar em diversos ramos, seja como um protagonista (estilista, colunista, coordenador), trabalhando nos bastidores ou na equipe de apoio à produção do mercado da moda. São modelistas, figurinistas, caçadores de tendências, produtores de eventos e outros.

Os nichos e tendências da atualidade

O mercado da moda está em constante renovação. Por isso, é um ramo profissional que exige criatividade, empenho, estudo e planejamento das pessoas que fazem parte de seus processos.Com a internet sendo acessada por cada vez mais brasileiros, o mercado tem mais espaço para crescer, já que os e-commerces ganham confiança dos consumidores. Além disso, algumas tendências estão ganhando cada vez mais as ruas e os guarda-roupas dos brasileiros. Iremos tratar de alguns ramos nos quais os designers de moda podem investir com boas chances de retorno. Seja para trabalhar de maneira autônoma ou com empresas.

Moda para gestantes: As grávidas estão se preocupando cada vez mais com seu visual e se vestindo cada vez melhor. Produzir para este mercado, sempre exigente, pode ser uma boa escolha para os designers de moda.

Plus size: A moda vem deixando os padrões de tamanho para trás, e o mercado passa a investir em roupas acessíveis para todos. Em um futuro breve, quem deixar de pensar nesse segmento vai ficar para trás. Ainda melhor se você investir em moda plus size como seu produto principal, dando atenção especial aos modelos.

Moda sustentável e moda brechó: Os consumidores têm exigido mais qualidade e preocupação ambiental e social em todas as etapas de desenvolvimento das peças. Os designers de moda podem lançar seus olhares nesses ramos. Isso incluir administrar um brechó – cuidando da entrada e saída de peças, produção de looks etc. Mas também pode ser se engajando em projetos de moda de cunho sustentável para atrair clientes.

Streetwear: Desde que sua popularidade começou há cerca de 50 anos, a “moda de rua” nunca mais saiu de moda. Sempre renovada, as peças jovens sempre são uma boa aposta para todos os designers empregados no setor da moda.

Curso de Design de Moda a distância

O mercado de trabalho para o designer de moda exige um certo nível de capacitação. Mas, se não é o momento para cursar uma faculdade, já pensou em um curso a distância?A modalidade oferece o mesmo prestígio e reconhecimento de um curso presencial.

Além disso, os métodos utilizados para ministrar o conteúdo são planejados de uma forma que garante o aprendizado solo do estudante.Uma das opções é fazer o curso tecnólogo de Design de Moda, que dura dois anos. No total, são 1800 horas de aula, onde você aprende tudo o que precisa para se sair bem no mercado de moda.