Unicesumar
Unicesumar

Regularização da piscicultura será debatida no Cesumar

Para discutir a regularização da piscicultura na região, de acordo com a recente resolução 002/08 publicada em conjunto pelo IAP, Sema e Ibama, representantes de diversos órgãos e de produtores vão se reunir na próxima quinta-feira (28) no Cesumar (Centro Universitário de Maringá). Eles participam do “Seminário Regional sobre Piscicultura: Regularização Ambiental e Perspectivas de Mercado”, que vai começar às 8 horas e se estender até as 17h30, no auditório do bloco 6, com a presença do presidente do IAP, Vitor Hugo Ribeiro Burko.

A resolução 002/08 trata da regularização da piscicultura em áreas de preservação permanente (APP’s). Muitos produtores rurais que possuíam tanques de peixe localizados nessas APP’s estavam impedidos de explorá-los e teriam que aterrá-los, pois contrariavam a Legislação Ambiental vigente. A resolução do IAP, Sema e Ibama veio para regulamentar a atividade e determina medidas compensatórias em relação aos locais abrangidos pelos tanques.

O Seminário tem por objetivo esclarecer sobre o alcance da resolução, discutir formas de implementação, a viabilidade econômica e as perspectiva da Piscicultura. Para um dos coordenadores do evento, o professor Odacir Zanatta, coordenador do curso de Agronomia e Agronegócio do Cesumar, a nova resolução “traz um imenso benefício para nossa região, pois passa a viabilizar a piscicultura local e permite ao produtor rural contar com mais uma fonte de renda dentro de sua propriedade”.

O Seminário será realizado a partir da ação conjunta de diversos órgãos, instituições e entidades de classes, tais como o Cesumar, IAP, SEMA, Ibama, Emater, Norpeixe, Codem, Amusep e frigorífico de peixes de Mandaguaçu, entre outros.

Programação:

  • Inscrições: 8 às 9 horas
  • Abertura: 9 às 10 horas
  • Apresentação da resolução conjunta 002/08 – 10 às 12 horas (Engº de pesca Taciano César Freire Maranhão – coordenador estadual de Aquicultura e Pesca do IAP/Sema)
  • Almoço: 12 às 14 horas
  • Análise da viabilidade econômica da piscicultura: 14 às 15 horas (Álvaro Gilmar Estevam de Araújo – Codem)
  • Perpectivas de mercado: 15 às 16 horas (Copacol)
  • Mesa redonda: balanço geral – desafios e oportunidades para a piscicultura regional: 16 às 17 horas (mediador: José Sérgio Righetti – Emater).

Últimas notícias

Categorias