Reitor abre projeto sobre empresas de sucesso

O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, participou hoje pela manhã do evento "Histórias Empresariais de Sucesso", promovido pela rádio CBN-Maringá, Maringá FM e Multi TV em parceria com a Acim para comemorar os 62 anos do município. Ele foi convidado para abrir a série de encontros que o projeto irá promover até o final do ano para contar a história de empresas que contribuem com o crescimento da economia  maringaense.

De acordo com o diretor comercial do grupo Maringá FM, José Roberto Mattos, o projeto foi elaborado visando resgatar parte da história de Maringá e da evolução recente de empresas e instituições que "ajudam a manter a pujança do município". Os depoimentos colhidos durante o projeto serão todos digitalizados e disponibilizados para bibliotecas, escolas e também estarão à disposição da comunidade no site da rádio CBN.

Wilson Matos, em sua exposição, falou das dificuldades do passado para se abrir instituições de ensino superior no país e todo o caminho que teve de percorrer para construir uma das instituições que é referência hoje no Estado e se apresenta também entre as principais do país pelos indicadores do MEC.

"No final da década de 80, eu e o professor Cláudio Ferdinandi sonhamos em abrir uma faculdade, a nossa região era praticamente desprovida de cursos superiores e nossas famílias mandavam seus filhos para estudar fora. No entanto, não imaginávamos que iríamos encontrar tantas dificuldades, tantas barreiras burocráticas pela frente. Para abrir um curso superior naquela época, era necessário ficar em Brasília, como pedinte, diante do MEC", recordou o professor.

As barreiras iniciais, no entanto, foram superadas e, após obter doação da prefeitura de uma área de dois alqueires onde ficava o antigo depósito de lixo da cidade, no Jardim Aclimação, o Cesumar pode, em 1990, abrir os seus dois primeiros cursos. Na época, eram 1.500 m², 180 alunos e 20 funcionários.

Somente quatro anos depois, quando saia o reconhecimento dos dois primeiros cursos, a instituição podia partir para a abertura de outros dois. "Chegamos à conclusão que foram nove anos, desde que pensamos no projeto da faculdade, até que tivéssemos quatro cursos funcionando", assinalou Matos. Mas já em 1994, a instituição sentiu a necessidade de comprar 1,5 alqueire a mais de terra para ampliar suas instalações.

Após 1997, com a abertura política para criação de universidades no país, a instituição passou a crescer rapidamente, chegando a construir em torno de mil metros quadrados de área por mês até atingir o total hoje de 85 mil m² de área construída, 46 cursos de graduação, mais de 40 de especialização, um curso de mestrado, ensino a distância e um total de 15.500 alunos matriculados.

Com 10.827 alunos já formados, o Cesumar presta sua colaboração ao desenvolvimento de Maringá não só por investir na formação profissional de milhares de jovens da região como atrair para a cidade centenas de jovens de outros Estados. Atualmente, dos alunos matriculados no Centro Universitário de Maringá, 40% são de Maringá e 60% de outras cidades.

"Toda essa história, no entanto, não seria possível se não acreditássemos no nosso sonho, não tivéssemos o propósito de crescer e o comprometimento com a qualidade da educação, como um meio transformador da realidade das pessoas e da sociedade", finalizou o reitor. Na opinião dele, o projeto "Histórias Empresariais de Sucesso" pode ser motivador e despertar pessoas que muitas vezes não acreditam que é possível ir atrás de um sonho.