Reitor da Unicesumar é condecorado com a comenda Américo Marques Dias

Wilson de Matos Silva foi o sexto na história a receber a honraria máxima da ACIM

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, recebeu na última sexta-feira, 19, das mãos do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), José Carlos Valêncio, a comenda Américo Marques Dias, considerada a honraria máxima da entidade, pelos feitos em prol do desenvolvimento de Maringá.

A comenda, que leva o nome do primeiro presidente da ACIM, foi entregue pela sexta vez na história. Antes dele, haviam recebido Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo da cidade; o advogado e ex-prefeito de Maringá, Adriano José Valente; o agropecuarista e um dos fundadores da Sociedade Rural de Maringá, Joaquim Romero Fontes; o pioneiro e ex-presidente da ACIM Manoel Mário de Araújo Pismel e ao empresário Jefferson Nogaroli, que presidiu a Associação Comercial por duas gestões.

O presidente da ACIM, José Carlos Valêncio, enalteceu o trabalho feito pelo reitor da Unicesumar. “É uma grande honra entregar esta comenda para uma pessoa tão especial como o professor Wilson de Matos Silva. Ele tem a veia empreendedora e uma grande paixão pela educação, tanto que conhece instituições de ensino de várias partes do mundo e coloca em prática o que há de melhor nas escolas”.

George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), elogiou a postura de Wilson de Matos Silva em compartilhar o conhecimento. “Tive a oportunidade de conhecer a estrutura da Unicesumar e senti em sua fala o orgulho que tem de me mostrar o patrimônio construído durante uma vida. O senhor tem grande alegria em compartilhar conosco a sua sabedoria”.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ressalta a postura do reitor da Unicesumar diante dos desafios da vida. “O professor Wilson assume a responsabilidade que temos de ser o dono de nossos destinos. É um grande incentivador da educação e não cansa de dizer que esse é o principal pilar para a mudança e desenvolvimento de uma sociedade. Parabéns por esta homenagem merecida”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, Mário Hossokawa, ressalta a importância da Unicesumar para o desenvolvimento da cidade. “Acompanho a trajetória do professor Wilson Matos desde que ele lutava pelo espaço onde hoje é a instituição. Ele sempre teve o sonho que o futuro do país e do mundo está na educação. Atualmente a Unicesumar é um grande orgulho para todos os maringaenses e uma referência para todo o Brasil”.

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, relembrou a trajetória para agradecer a honraria máxima da ACIM. “Esta comenda me faz lembrar de toda a minha trajetória na luta por uma educação de qualidade. Sempre tive o apoio de grandes amigos e parceiros como o professor Cláudio Ferdinandi e a minha família. Na Unicesumar, nós formamos não só profissionais, mas também cidadãos que façam a diferença em uma sociedade justa e digna”.

O evento também marcou o lançamento do primeiro, de dois livros sobre a história de Maringá. O exemplar de “Maringá 70 anos – A cidade contada pelos que viveram sua história”, estava à disposição para venda e o dinheiro arrecadado foi doado para o Lar Escola da Criança de Maringá.