Reitor da UniCesumar é homenageado com nome de pavilhão do Agromuseu durante Expoingá

A homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho do professor Wilson de Matos Silva pela preservação da história de Maringá

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, foi homenageado durante a 48ª Exposição Feira Agropecuária de Maringá (Expoingá). Agora, o pavilhão do Museu da Agricultura e Pecuária – Agromuseu, localizado no Parque de Exposições de Maringá, recebe o nome do professor e fundador da instituição de ensino superior.

A solenidade ocorreu na última sexta-feira (8) com a presença da presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia de Araújo, prefeito de Maringá, Ulisses Maia, secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, deputado federal, Luiz Nishimori, entre outras autoridades. A homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho do reitor pela preservação da história de Maringá.

Wilson de Matos Silva produziu livros que contam a história da cidade canção, entre eles "Maringá 70 anos: a cidade contada por quem viveu sua história”, e instalou dentro da instituição de ensino o Museu UniCesumar, criado para contar e conservar a história da cidade e dos pioneiros.

“Uma grande alegria e um privilégio receber a homenagem. Construímos a UniCesumar no antigo lixão de Maringá, com dois cursos e 180 alunos. Atualmente são 420 mil estudantes matriculados no ensino presencial e a distância. E seguimos com a nossa missão de transformar vidas por meio do conhecimento”, destacou o reitor Wilson de Matos.

A presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia de Araújo, e o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, reconheceram a importância do reitor para o desenvolvimento da cidade e os anos de trabalho dedicados à educação.

Acompanhado do reitor, eles visitaram o pavilhão do Agromuseu Wilson de Matos Silva que apresenta o museu itinerante da UniCesumar. São trinta painéis com fotos históricas que mostram momentos marcantes da trajetória dos pioneiros, líderes e pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da Cidade Canção. Cada painel tem um resumo do retrato e um QR Code que direciona para vídeos curtos que detalham ainda mais a história de Maringá.

ABERTURA DA EXPOINGÁ
O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, participou da abertura da 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), no Parque Internacional de Exposições. Durante a cerimônia, que contou coma presença do Governador do Paraná, Ratinho Junior, deputados federal e estadual, vereadores, prefeito de Maringá, prefeitos da região e demais autoridades, a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Souza, agradeceu publicamente o reitor da UniCesumar pelo apoio para a manutenção da entidade durante os dois últimos anos de pandemia.

UNICESUMAR NA EXPOINGÁ
A programação do estande da UniCesumar na Expoingá segue o próximo domingo (15) com atividades interativas como bola magnética, simulador de voos, customização de camisetas, desfile de pets com roupas produzidas pelos alunos do curso de Design de Moda, orientação de como tirar a melhor foto para o perfil das redes sociais, exposição de moda com bonecas da “Barbie” e futebol de robôs.

A Uneagro, Empresa Júnior de Agronomia e Agronegócio, orientará sobre manejo dos solos e processo erosivo e a Conage, Consultoria Júnior de Administração e Gestão, aplicará testes de testes de raciocínio lógico.