Reitor da UniCesumar faz série de palestras para os novos alunos

Tradicional encontro é realizado todo início de ano letivo

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, realizou nesta semana as tradicionais palestras de início de ano para os calouros de todos os cursos de graduação do Ensino Presencial. As atividades foram realizadas no Auditório Dona Etelvina, no bloco 7 da instituição.

Ciente das carências e dificuldades do ensino básico no Brasil, o reitor recepciona os alunos no primeiro ano da graduação para alertá-los sobre os dados da educação brasileira e os melhores caminhos para que um profissional tenha sucesso na graduação e na carreira profissional.

Entre os dados apresentados pelo reitor estão a proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática em alunos que terminam o Ensino Médio. Apenas 27,5% tem aprendizado adequado em Língua Portuguesa e 7,3% em Matemática, mas quando são consideradas apenas escolas públicas os números caem para 21,9% e 3,6%, respectivamente.

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, destaca a importância dos acadêmicos se dedicarem ao longo da graduação. “O nosso objetivo é convertê-los ao conhecimento, porque a escola básica não molda os jovens para que eles tenham um aprendizado de fato. A falta de conhecimento adoece as pessoas. Há mais farmácias que livrarias no Brasil e isso ilustra bem a falta de importância que o país dá aos estudos. Que vocês sejam mais do que alunos; que sejam verdadeiramente estudantes”.