Unicesumar
Unicesumar

Reitor da UniCesumar participa de homenagens aos Bombeiros de Maringá

Ação foi realizada em comemoração do Dia do Bombeiro, celebrado nesta terça-feira (2)

Em lembrança ao Dia do Bombeiro, celebrado sempre no dia 2 de julho, o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, participou de solenidade realizada no 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá. O evento comemorou os 163 anos da Corporação, com homenagens aos profissionais que fizeram a diferença em ocorrências realizadas na Cidade.

Ao todo, o grupamento de Maringá tem 120 bombeiros que, divididos em três turnos, atendem mais de 40 ocorrências por dia. Para o comandante da corporação, Major Adriano Barbosa, a rotina exige muita garra e determinação. “Para nós, o sacrifício da própria vida não é opção, é dever que se impõe. Dores, incertezas, desespero são as coisas mais comuns que encontramos nas ocorrências”. Segundo Barbosa, o êxito nos trabalhos realizados deve-se, também, à união com outras áreas. “Atuamos nas mais diversas áreas do campo da defesa civil. É certo que não chegamos até aqui sozinhos, muitas pessoas e instituições colaboraram conosco. Aqui em Maringá há uma sincronia perfeita do Corpo de Bombeiros e o SAMU, em favor da sociedade”, afirmou.

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, falou aos integrantes do Grupamento e enfatizou a importância do trabalho de cada profissional, que luta diariamente em favor da vida. “Nos resta agradecer profundamente à equipe, que fazem de tudo para salvar vidas. Que Deus continue abençoando a todos nesta linda missão que vocês abraçaram e, mesmo sabendo dos riscos e das dificuldades, continuam lutando. Vocês são senhores e autores de suas próprias histórias”.

A escolha da data para a comemoração do Dia do Bombeiro é uma lembrança à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, primeiro marco da instituição no Brasil, realizado no Rio de Janeiro por Dom Pedro II, em 1856. Oficialmente, a data começou a ser celebrada em 1954, por meio do decreto-lei nº 35.309, feito pelo então presidente Getúlio Vargas. Trata-se de um dia inteiro para homenagear os profissionais que arriscam as próprias vidas para proteger as pessoas, cidades e florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, dentre outros.

Últimas notícias

Categorias