Unicesumar
Unicesumar

Reitor da Unicesumar participa do lançamento da primeira etapa do Masterplan

Wilson de Matos Silva falou do grande sonho do passado que deve acontecer também para o futuro.

reitor_publico“Hoje é um momento histórico para Maringá. Como sonhamos no passado, devemos sonhar para o futuro”. As palavras são do reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, proferidas na noite do último dia 06, na sede da ACIM, durante o lançamento do Relatório do Plano Estratégico Socioeconômico da cidade, elaborado pela PwC, uma consultoria internacional. O relatório é a primeira etapa do Masterplan, um grande e ousado planejamento que alcança até o ano de 2047, data em que Maringá completará 100 anos de fundação.

O reitor fez um resgate histórico do potencial empreendedor e cidadão de Maringá, desde os primórdios. Ele apresentou fotos raras e mostrou que a mais nova iniciativa de planejamento, na verdade, só é possível porque a cidade já nasceu planejada e aperfeiçoou-se num olhar para além do imediato.

“Maringá nasceu sob a égide de uma canção. A cidade é privilegiada desde os seus primórdios e sempre uniu investimento de capital com preocupação social”.  Ele ainda descreveu o que chamou de quatro pilares da cidade: 1) investimento de capital na área social; 2) valorização do planejamento; 3) espiritualidade; 4) visão empreendedora e de futuro. “Como resultado, temos uma das melhores cidades do Brasil para se viver”, disse o reitor da Unicesumar.

 O futuro de Maringá

Mais de 200 pessoas, entre autoridades governamentais, políticos, empresários e imprensa, participaram do lançamento do relatório. O trabalho demorou 10 meses para ser concluído e identificou três áreas propulsoras da economia local no futuro: 1) indústria limpa e de alta tecnologia; 2) serviços de excelência; 3) e agrobusiness, para os quais foram elencados dez setores econômicos. Para chegar a estas respostas, os consultores da PwC ouviram mais de 30 pessoas individualmente, além de conversar com mais de 180 empresários e lideranças por meio de workshops setoriais. Também analisaram mais de três mil indicadores econômicos e sociais e leram diversos outros planejamentos como “Maringá 2020” e “Maringá 2030” elaborados pele CODEM (Conselho de Desenvolvimento de Maringá).

Os consultores constataram que Maringá encontra-se em um elevado nível de desenvolvimento. Eles compararam a cidade com os 5,5 mil outros municípios brasileiros, com base em mais de 2,5 mil indicadores sociais e econômicos. Maringá está na escala três, ou seja, é um centro urbano consolidado – o nível um é o de megalópole, ocupado no Brasil pelas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, e o nível dois é o de metrópole desenvolvida, a exemplo de Belo Horizonte e Curitiba.

A ideia do Masterplan nasceu em uma reunião de empresários na Fazenda da Unicesumar e tem o apoio direto da instituição e de outras grandes empresas da região. Os responsáveis pelo projeto de planejamento são o CODEM, a ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), outras grandes empresas e a Prefeitura de Maringá. Além destes, o projeto é apoiado por pequenos empresários e comerciantes como donos de hotéis, que hospedaram os consultores, e taxistas que fizeram o transporte da equipe.

 

Últimas notícias

Categorias