Reitor da UniCesumar promove palestra para acadêmicos do Campus de Londrina

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, realizou nesta quinta-feira (11) uma palestra para os calouros do ensino presencial da unidade de Londrina. A ação foi realizada no novo auditório da instituição.

Ciente das carências e dificuldades do ensino básico no Brasil, o reitor recepciona os alunos no primeiro ano da graduação para alertá-los sobre os dados da educação brasileira e os melhores caminhos para que um profissional tenha sucesso na graduação e na carreira profissional.

Entre os dados apresentados pelo reitor estão a proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática em alunos que terminam o Ensino Médio. Apenas 27,5% tem aprendizado adequado em Língua Portuguesa e 7,3% em Matemática, mas quando são consideradas apenas escolas públicas os números caem para 21,9% e 3,6%, respectivamente.

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, destaca a importância dos acadêmicos se dedicarem ao longo da graduação. “O nosso objetivo é convertê-los ao conhecimento, porque a escola básica não molda os jovens para que eles tenham um aprendizado de fato. A falta de conhecimento adoece as pessoas. Há mais farmácias que livrarias no Brasil e isso ilustra bem a falta de importância que o país dá aos estudos. Que vocês sejam mais do que alunos; que sejam verdadeiramente estudantes”.