Reitor da UniCesumar realiza “Café Com os Pais” de calouros

O encontro reuniu cerca de 350 pais nos Campi de Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, realizou na manhã deste sábado (9) mais um “Café Com os Pais”, evento tradicionalmente realizado com os familiares de calouros no início do ano letivo. O objetivo do encontro foi apresentar os espaços físicos da instituição, aproximar os pais para o processo de aprendizado do aluno e detalhar a filosofia adotada pela instituição.

Os convidados foram recebidos com um café da manhã e apresentação da Orquestra Filarmônica da UniCesumar, que trouxe canções conhecidas no repertório, como “Amigos Para Sempre”. Os pais assistiram uma palestra do reitor sobre o modelo de ensino da UniCesumar. Ele apresentou números da educação brasileira, levando os convidados a refletirem sobre a importância de incentivar os filhos a serem verdadeiros estudantes.

“De acordo com a própria avaliação do Ministério da Educação, apenas 7% dos alunos aprenderam matemática ao concluir o ensino médio. Não é isso o que queremos para os filhos de vocês. O estudante universitário precisa se converter ao conhecimento e convidamos vocês a nos ajudar a mudar o futuro do nosso país e formar excelentes profissionais”, enfatizou.

O reitor aproveitou o momento para contar a história da instituição e destacou que a UniCesumar está entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, obtendo Conceito Institucional 5, nota máxima na avaliação realizada pelo MEC em relação à qualidade das instituições e reconhecida como Universidade em 2020. A palestra foi transmitida simultaneamente para os câmpus de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.

Durante o encontro, dez bolsas de estudo de 100% de desconto, que serão válidas para o segundo semestre, foram sorteadas. Éder Ribeiro, pai da aluna de Psicologia Letícia Ribeiro, foi um dos contemplados. “Me surpreendi com a estrutura da universidade. Me emocionei com a fala do reitor, firmeza e preocupação de mudar o ensino no Brasil. Fiquei muito feliz de ser contemplado com uma das bolsas, acredito ser um incentivo para os pais e alunos. Agora, vamos trabalhar juntos com os filhos no desenvolvimento da educação”, afirmou.

Além dos coordenadores, os familiares conheceram a Pró-Reitora Executiva de Educação Presencial, Andrea Carla Alves Borim, Pró-Reitor de Ensino e Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Valdecir Antonio Simão, Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Solange Lopes, Diretor do Centro de Ciências Exatas Tecnológicas e Agrárias, Ricardo Veronesi.

No fim do evento, os familiares foram convidados a participarem de uma visita técnica nos laboratórios, salas de aula e demais acomodações da instituição. Guiados pelo coordenador do curso, os grupos conheceram todos os ambientes que serão frequentados pelo aluno durante a graduação.