Reitor da Unicesumar recebe a comenda Américo Marques Dias

Wilson de Matos Silva será condecorado com a mais alta honraria da ACIM

WILSON MATOS IA5O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, receberá nesta sexta-feira, 19, no Excellence Centro de Eventos, às 20h, a comenda Américo Marques Dias, considerada a maior honraria concedida pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). A cerimônia também marcará o lançamento do primeiro, de dois livros sobre a história de Maringá.

Ele será a sexta pessoa a receber a comenda que leva o nome do primeiro presidente da entidade e, anteriormente, foi entregue para Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo da cidade; ao advogado e ex-prefeito de Maringá, Adriano José Valente; ao agropecuarista e um dos fundadores da Sociedade Rural de Maringá, Joaquim Romero Fontes; ao pioneiro e ex-presidente da ACIM Manoel Mário de Araújo Pismel e ao empresário Jefferson Nogaroli, que presidiu a Associação Comercial por duas gestões.

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva enaltece o trabalho feito pela Unicesumar no desenvolvimento da sociedade. “É um grande privilégio receber esta comenda, muitos empresários têm contribuído para que Maringá seja uma ótima cidade para viver e ser um dos poucos escolhidos para receber esta honraria nos motiva a continuar trabalhando. Na Unicesumar preparamos as pessoas para vencer na vida e ser um agente transformador da sociedade”.

Graduado em Matemática e mestre em Ciências Gerenciais pela Universidade de Marília/SP, Wilson de Matos Silva é fundador e reitor da Unicesumar, que hoje conta com mais de 90 mil alunos, e também fundador do Colégio Objetivo Unidade Maringá.

Antes de fundar a Unicesumar, o reitor lecionou na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atuou como empresário nos segmentos de transporte e construção civil nas décadas de 1970 e 1980. Em 1986, junto com o professor Cláudio Ferdinandi, elaborou e protocolou o projeto de criação da universidade.  Três anos depois recebeu a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para o funcionamento de dois cursos e em fevereiro de 1990 deu início as atividades da instituição de ensino de superior particular que anos depois, em 2002, seria transformada na Unicesumar.

Em 2017, pelo sexto ano consecutivo, a Unicesumar obteve nota 4, numa escala de um a cinco, no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade), resultado que coloca a instituição maringaense entre as 5% melhores de ensino do país.