Unicesumar
Unicesumar

Reitor recebe a visita dos coordenadores do HUB - Inteligência Artificial

Projeto será lançado em agosto e vai promover a adoção das tecnologias de inteligência artificial pelo setor industrial

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, recebeu na segunda-feira (27) a visita do gerente de Tecnologia e Inovação do Sistema FIEP, Felipe Couto, do consultor do SENAI, Mario Calzavara, e do CEO da Terra Roxa, Alexandre Farina, que apresentaram o projeto HUB- Inteligência Artificial, plataforma que será lançada em agosto e visa promover soluções para a indústria de todo o Brasil. O diretor de Relações Institucionais, Weslley Kendrick de Matos Silva, e o pró-reitor Executivo de Serviços Compartilhados, Silvio Madalozzo, também participaram do encontro.

O projeto recebeu investimento de R$ 10 milhões e está sendo desenvolvido pelo SENAI. O incentivo da adoção de tecnologias de inteligência artificial pelo setor industrial poderá aumentar a produtividade, além de conectar startups de grandes empresas. “Essa plataforma vai facilitar que os micro e pequenas indústrias, que hoje são mais de 250 mil em todo o Brasil, consumam inteligência artificial. Além disso, vai prospectar o desenvolvimento de novos empreendimentos relacionados às tecnologias de inteligência artificial”, conta o consultor do SENAI, Mario Calzavara.

Após a apresentação da plataforma, o gerente de Tecnologia e Inovação do Sistema FIEP, Felipe Couto, falou da importância de firmar parcerias com instituições como a UniCesumar, para contribuir com capital intelectual. “Essa aproximação com a instituição pode ajudar com que os egressos de diversos cursos e também quem ainda está em formação possam ter a vivência da rotina e desafios das indústrias. Além disso, a parceria é importante para fortalecer toda a região”.

O professor Wilson de Matos Silva, parabenizou o SENAI pelo projeto, pois estimula a criatividade e o debate do uso de novas tecnologias. “Nós vivemos na era da inteligência artificial, da realidade aumentada. A UniCesumar tem buscado acompanhar todo esse processo, investindo em novas metodologias de ensino e apoiando as startups e produtos modernos”.

Para o diretor de Relações Institucionais, a parceria entra a instituição e o SENAI no projeto HUB- Inteligência Artificial pode fortalecer a conexão academia – indústria. “É um projeto que traz benefícios para os estudantes, que ampliariam sua experiência no assunto, além de gerar desenvolvimento”.

Últimas notícias

Categorias