Atletas campeões dos Jogos Universitários do Paraná são recebidos pelo reitor

Alunos da UniCesumar conquistaram, pela quarta vez consecutiva, o primeiro lugar geral do JUPs

A UniCesumar acredita no poder de transformação do esporte e nos benefícios que a prática traz para os esportistas e também como meio de desenvolvimento humano na comunidade acadêmica. Neste espírito, o reitor da Instituição, professor Wilson de Matos Silva, recebeu os alunos e vencedores dos Jogos Universitários do Paraná (JUP’s), que alcançaram o tetracampeonato na classificação geral da Competição.

Segundo Matos, o incentivo aos alunos para praticarem esportes como uma forma de desenvolvimento de mente e corpo é essencial para uma instituição de ensino, porque a prática de atividade física anda lado a lado com a capacidade de aprendizado. “Ser tetracampeão não é para qualquer um. Esportista tem que ter garra, ninguém é bom de graça. Atleta tem que ter fé, coragem e garra naquilo que faz, porque só os fortes conquistam o pódio. Corpo ativo é sinal de mente desperta, quem pratica esporte recebe a cultura da disciplina”, enfatizou.

Conquistar uma medalha não é uma tarefa fácil. Exige força e determinação nos treinos e preparações para as competições. O coordenador de esportes da UniCesumar, Kelvis Macedo, conhece bem a luta de cada aluno e, emocionado, agradeceu pelo empenho e dedicação de todos os envolvidos nessa conquista. “Agradecimento pela confiança dos atletas, técnicos e professores. Sem vocês não aconteceria nada. Precisamos das melhores condições possíveis para assessorar nossos alunos para competirem bem”.

A delegação da Instituição, composta por alunos do Ensino Presencial e Ensino a Distância (EAD), mostrou sua força de vontade na busca pelo tetracampeonato. Na classificação final, a equipe conquistou 294 pontos. Das 13 modalidades em disputa, a Instituição ficou em primeiro lugar em 10 delas, na classificação masculina, feminina ou em ambas, além de alcançar o segundo ou terceiro lugar em outras cinco competições.

Para o coordenador do curso de Educação Física, Humberto Garcia de Oliveira, esse resultado expressivo foi construído ao longo do tempo. “Gostaria de parabenizar o grupo e agradecer a participação de todos os atletas que se empenharam ao máximo neste ano. Isso tudo começou em 2006, quando fomos os 17º colocados, depois 16º, 7º e aos poucos focos chegando às primeiras colocações. Esses atletas fazem parte da história da UniCesumar, já temos alunos nos representando em Jogos Universitários Internacionais”, celebrou o professor.

Além do apoio aos acadêmicos, a Instituição também realiza ações de incentivo a outras atividades esportivas e culturais no âmbito nacional e regional, muitas delas que também são desenvolvidas pelos alunos. É patrocinadora e colaboradora de times profissionais de Handebol, Futebol, Basquetebol e de atletas de esportes individuais, como o Jiu-jítsu. Na área cultural, apoia a Orquestra Filarmônica UniCesumar, Museu da História de Maringá e demais ações voltadas para o desenvolvimento da comunidade em geral.