Reitor Wilson de Matos Silva recebe Brasão do Mérito Militar

Condecoração é uma das mais importantes do Estado do Paraná; UniCesumar tem colaborado na educação de servidores da Casa Militar

Nesta segunda-feira (2/8), o reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, recebeu o Brasão do Mérito da Casa Militar do Paraná, uma condecoração destinada a pessoas e instituições que tenham se destacado pela relevância de suas ações em prol das atividades daquele órgão. Em breve, o reitor será homenageado com uma Medalha de Mérito do próprio governador do Estado, em cerimônia no Palácio Iguaçu.

A Casa Militar tem dois dos seus servidores cursando Gastronomia na unidade de Curitiba. “Nós trabalhamos com a divisão de cerimonial do Governo do Estado. Na cozinha nós temos servidores que são garçons e cozinheiros. Eles estavam sem oportunidade de estudar.   Graças a um programa interno de valorização profissional e o convênio com a UniCesumar, eles agora retornaram os estudos”, conta o Capitão Murillo Rotondo, chefe do cerimonial  da Casa Militar.

O resultado da parceria já é percebido pela qualidade dos serviços gastronômicos dos servidores.  “Eles trabalham mais animados e incentivados. Tudo melhorou. Essas bolsas de estudos foram muito importantes e estou aqui para agradecer”, disse o militar.

“´Ficamos felizes com o reconhecimento. Isso faz parte do nosso trabalho, da nossa história em oferecer ensino de qualidade para todo o Brasil e pelo mundo.  A educação é transformadora”, comentou o reitor Wilson de Matos Silva.

O reitor também lembrou que só haverá um desenvolvimento efetivo na educação do país, quando as escolas adotarem o ensino integral. “Todos os países que hoje promovem a inovação cientifica e tecnológica, implantaram antes a escola em tempo integral. Assim, quando o aluno chega na universidade, ele está num nível mais elevado pois já aprendeu a aprender. A educação no Brasil  melhorou muito, mas temos um longo caminho ainda ”, completou.

A MEDALHA

Oficialmente ela é conhecida como Medalha Coronel PM Euclides Silveira do Valle. Ele foi o primeiro chefe da Casa Militar do Paraná, instituição criada em fevereiro de 1928. Nascido em Curitiba em 1886, o coronel serviu no Exército entre 1901 e 1907. Ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1908, para então retornar ao Exército, onde recebeu o posto de alferes.

Ao longo da sua carreira, foi agraciado com as medalhas militares por tempo de serviço (ouro, prata e bronze), a Medalha do Mérito e a Medalha da Paz. O coronel Euclides Silveira do Vale faleceu em 1975, com 89 anos de idade.

O HOMENAGEADO

Durante toda a sua carreira frente à UniCesumar, o reitor Wilson de Matos Silva recebeu diversos títulos, entre eles: “Empresário do Ano” (1999) pela ACIM – Associação Comercial e Industrial de Maringá; “Cidadão Benemérito de Maringá” (1999); título de “Sócio Honorário” pela Academia de Letras de Maringá (2001); o título de “Cidadão Benemérito do Paraná” recebido em 2002, pelos serviços prestados à Educação no Estado; a Comenda Ordem Estadual do Pinheiro, concedida pelo Estado do Paraná (2013); “Homem Destaque do Ano”, concedido Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (2013); o Prêmio Milton Santos de Educação Superior, na categoria Desempenho na Área Política (2016); a medalha “Carlos Cavalcante” (2016), maior honraria do Corpo de Bombeiros de Maringá; a Comenda América Marques Dias (2017) pela ACIM; o Prêmio “João Crisóstomo Arns” (2017), concedido pela Câmara Municipal de Curitiba-PR; o Título de “Cidadão Honorário de Paiçandu-PR” (2018), concedido pela Câmara Municipal de Paiçandu-PR e o Título de “Cidadão Honorário de Ponta Grossa-PR” (2018), concedido pela Câmara Municipal de Ponta Grossa-PR.

A UNICESUMAR

A UniCesumar está entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil. Obteve Conceito Institucional 5, nota máxima na avaliação realizada pelo MEC em relação à qualidade das instituições e foi reconhecida como Universidade em 2020.

Está presente em todos os estados brasileiros, possui mais de 320 mil alunos e mais de 750 polos de educação a distância, inclusive no exterior, nas cidades de Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça), Londres (Inglaterra) e Yokkaichi (Japão).

Na educação presencial, a UniCesumar possui cinco campi nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Curitiba e Corumbá.