Reportagem aponta principais aspectos da EAD

No último dia 15, no portal IG, foi publicada uma reportagem que aponta oito aspectos para os quais o aluno deve estar atento ao escolher um curso na educação a distância (EAD). Além disso, a repórter destaca alguns dados que apontam o aumento na procura da modalidade, como a conveniência de poder estudar em qualquer lugar, a qualquer hora.

A reportagem enfatiza que o aluno de EAD tem um perfil diferenciado. É ele quem dá ritmo aos estudos, e não o professor. E ainda aponta que a maior parte dos acadêmicos tem entre 30 e 40 anos.

O texto destaca a importância do polo de apoio presencial. Nele são realizadas as provas presenciais, é onde os alunos têm acesso aos laboratórios de informática e pedagógico e à parte administrativa do curso.

Outros dois aspectos dizem respeito ao preço dos cursos e ao desempenho dos alunos. Na EAD, os cursos são mais baratos, já que o espaço físico não é tão importante quanto no presencial. De acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na comparação entre 13 cursos de presencial e a distância, em sete a EAD teve desempenho superior.

Dentre outros, o que a EAD proporciona é a diminuição das distâncias. O Brasil é um país de dimensões continentais, e a EAD supriu a falta de instituições de ensino superior em pequenas cidades. A EAD quebra as barreiras físicas e possibilita educação de qualidade a todos os cantos do país.

Na EAD do Cesumar, as aulas são transmitidas ao vivo, via satélite e internet, para todo Brasil. O Cesumar tem 54 polos de apoio presencial e mais de 6 mil alunos na graduação, distribuídos em nove cursos. Cursos de pós são 11, nas mais diferentes áreas.

Para conferir a reportagem completa no portal IG, acesse o link a seguir: http://migre.me/FII7