Unicesumar
Unicesumar

Residência Médica 2024 está com inscrições abertas

Provas do Programa de Residência Médica da UniCesumar acontecem no dia 28 de janeiro e serão realizadas nas cidades de Maringá (PR), Corumbá (MS) e Campo Grande (MS)

 

Estão abertas, até o dia 12 de janeiro, as inscrições para o Programa de Residência Médica da UniCesumar 2024 para as cidades de Maringá (PR) e Corumbá (MS), Instituição de Ensino Superior (IES) com mais de 30 anos de tradição no ensino, considerada nota máxima no MEC. As provas serão realizadas no dia 28 de janeiro nas cidades de Maringá (PR), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS), com 3 horas de duração. O resultado do processo seletivo e o início das aulas acontecem na sequência, em fevereiro. A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, na forma de Especialização. O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), com regimento determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Apesar de não ser obrigatória, a residência médica garante diferenciação no mercado de trabalho, sendo vista como oportunidade dos alunos graduados em medicina, que já obtiveram seu CRM, cursarem a pós-graduação dentro de hospitais, prestando serviços com a supervisão dos médicos já especialistas naquela área e com o recebimento de uma bolsa. O tempo de duração do curso varia conforme a especialidade escolhida, que leva, em média, de dois a cinco anos. Os cursos possuem 60 horas semanais, incluindo plantão, que serão distribuídas conforme a grade curricular teórica e prática, ou seja, o treinamento complementar que acontece em hospitais conveniados e parceiros da instituição.

Para ingressar na residência médica da UniCesumar Maringá é preciso realizar uma prova teórica que aborda questões referentes às especialidades ofertadas no processo vigente e conteúdos da graduação. O desempenho da prova será analisado junto com o currículo do aluno. Os critérios de pontuação estão descritos no edital do processo e correspondem a 10% da nota final. No total, serão disponibilizadas 19 vagas para Maringá e 8 vagas para Corumbá, distribuídas nas especialidades. Toda a documentação exigida deve ser entregue pessoalmente no campus escolhido, conforme especificação do edital. Os residentes matriculados no programa de residência médica terão direito a bolsa/remuneração, alimentação nas dependências do Hospital Santa Casa e férias anuais de 30 dias consecutivos.

 

Conheça as especializações ofertadas no campus da UniCesumar de Maringá (PR) e Corumbá (MS): 

MARINGÁ 

*Cursos com acesso direto: 

-Cirurgia Geral 

-Clínica Médica 

-Ginecologia e Obstetrícia (Estágio de Maternidade acontecerá nas dependências do Hospital Bom Samaritano e Hospital Santa Clara de Colorado) 

-Medicina de Família e Comunidade 

-Medicina Intensiva Adulto (O programa de UTI Adulto será realizado no Hospital Bom Samaritano de Maringá e Hospital Municipal de Maringá) 

-Pediatria

-Psiquiatria 

 

*Cursos com pré-requisito (cursos em que é necessário já ter concluído uma especialização antes) 

-Cirurgia Oncológica 

-Coloproctologia 

-Oncologia Clínica 

 

CORUMBÁ 

*Cursos com acesso direto: 

-Clínica Médica 

-Medicina de Família e Comunidade 

-Pediatria 

 

Locais e horários da prova: 

-Campus UniCesumar Maringá - 9h (horário de Brasília) - Av. Guedner, 1610, Maringá 

-Campus UniCesumar Corumbá - 9h (horário local) - Rua Dom Aquino Correa, 1037, Corumbá - Mato Grosso do Sul 

-Polo UniCesumar EAD Campo Grande - Polo UniCesumar 9h (horário local) - Rua Euclides da Cunha, 1236, Campo Grande - Mato Grosso do Sul 

 

Serviço:  

Residência Médica UniCesumar 2024 

Inscrições e edital completo: unicesumar.edu.br/presencial/residenciamedica

Residência Médica

Últimas notícias

Categorias