Unicesumar
Unicesumar

Ronaldo Fraga fala sobre construção de marca na Semana de Moda


Aconteceu ontem a mais aguardada palestra da Semana de Moda do Cesumar. O estilista Ronaldo Fraga, um dos mais conceituados estilistas brasileiros, fez uma palestra provocativa aos estudantes e profissionais, chamando a atenção para o processo de construção de identidade na confecção.

Segundo o estilista mineiro, que apresenta todos os anos coleções badaladas na São Paulo Fashion Week, sua produção é baseada em muita leitura, em muita pesquisa e observação da realidade. "Quando você lê muito, fica atento ao mundo, as idéias e criações surgem naturalmente", disse ele.

De acordo com Fraga, que tem percorrido o Brasil fazendo palestras em faculdades, Ê gente vive um momento único, que é a fomentação da moda no meio acadêmico". Para ele, é necessário haver uma troca entre o pessoal que está na ativa e os que estão buscando a formação.

O estilista discorreu sobre "Moda, Cultura e Humanização" e falou das diferenças entre fazer moda e fazer confecção. "Na moda, você cria uma marca, dá identidade a ela. A construção da identidade é dar alma ao produto. Ela [identidade] se cria quando passa a falar de outras coisas, a dialogar com outras frentes", destacou, ao salientar ainda que a moda estabelece diálogo com a cultura, com a música, a arquitetura.

Fraga disse também que não gosta de falar de tendências nas suas palestras porque entender o vai-e-vem da moda é fácil. "Difícil é criar alma para o produto, difícil é você criar um produto que as pessoas batam o olho e não precisem ler a etiqueta para saber a quem pertence. Isso é importante. Não tem dinheiro que pague a construção de uma identidade", ressaltou.

Conforme o estilista, moda é ainda um instrumento de comunicação democrático em que se pode falar com as diferentes classes sociais. "Por mais que pensem o contrário, é um instrumento de fala democrática e mais do que isso, reativa a cultura, o que é muito bacana", completou.

Para Ronaldo Fraga, eventos como a Semana de Moda do Cesumar servem para "cutucar" o estudante. "Ele vai ser provocado e imagino que saia com uma vontade de estabelecer diálogo com a moda, com outras frentes. Essa é a importância de um evento assim", finalizou.

A Semana de Moda do Cesumar prossegue até sexta-feira, com mais palestras, oficinas e o encerramento do desafio que foi lançado segunda-feira aos estudantes. Quinta-feira à noite acontece palestra com a consultora, pesquisadora e analista de tendências Beatriz Mocchegiani, que trabalha há 15 anos com planejamento de estilo e posicionamento de marca e vai falar sobre Ìaracterização de Estilo". O fechamento da semana acontece sexta-feira à noite, quando serão conhecidos os vencedores do desafio.

Últimas notícias

Categorias