RUF 2023 classifica três cursos da UniCesumar entre os melhores do país

Ranking Universitário Folha (RUF) 2023 da Folha de S.Paulo classifica anualmente as melhores universidades do Brasil

O Ranking Universitário Folha (RUF) 2023 do jornal Folha de S.Paulo acaba de ser publicado trazendo a classificação anual das melhores universidades do Brasil (incluindo universidades públicas e privadas). A UniCesumar, Instituição de Ensino Superior (IES) com mais de trinta anos de história, se destacou em três cursos presenciais no ranking geral, levando o 1º lugar de Biomedicina; 7º lugar em Medicina Veterinária; e 8º lugar em Administração dentre as universidades particulares avaliadas. Elaborado e divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo desde o ano de 2012, o RUF está em sua nona edição e, neste ano, avaliou as 203 universidades ativas no Brasil, públicas e privadas.

A metodologia atual avalia as universidades a partir de cinco indicadores: pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade do ensino e avaliação do mercado de trabalho. Ao todo são 18 componentes que, juntos, somam cem pontos. A pontuação final desses componentes levam à classificação de cada universidade e de cada curso. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, em bases do Inep-MEC - Censo da Educação Superior e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) -, em agências estaduais e federais de fomento à ciência e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha. Também são realizadas duas pesquisas de opinião nacionais exclusivas, conduzidas pelo Datafolha, com empregadores e com docentes de todo o país.

Além do  ranking de classificação das universidades brasileiras, públicas e privadas, no ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades. A classificação tem o objetivo de fornecer informações para auxiliar estudantes na escolha da universidade em que desejam estudar. No entanto, o RUF não avalia todas as universidades do país, mas apenas as que possuem cursos de graduação e mestrado reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Classificação dos cursos

Para o professor Dr. Rogerio Aparecido Minini dos Santos, coordenador do curso de Biomedicina, a classificação do curso em primeiro lugar entre as universidades privadas é reflexo de um conjunto de fatores, que reúne corpo docente capacitado, infraestrutura avançada e parcerias estratégicas que possibilitam que os alunos realizem estágios nos melhores laboratórios da região. “Nosso projeto pedagógico inovador prepara os alunos para os desafios do mundo do trabalho, enquanto a atuação em pesquisa e extensão promove um ambiente acadêmico enriquecedor. Podemos afirmar que são diferenciais de qualidade que a IES possui”, comenta.

O professor Dr. Rodrigo Jesus Paolozzi, coordenador do curso de Medicina Veterinária, comemora o resultado no RUF e comenta que, ao longo dos 25 anos de existência do curso na IES, o curso passou por constantes modernizações em sua matriz curricular, sempre alinhadas com o mercado de trabalho. “Hoje, possuímos infraestrutura moderna com dois hospitais-escola, além de uma fazenda-escola com centro de excelência em reprodução animal, criação de bovinos de corte, leite, equinos, ovinos e fauna silvestre. Há 10 anos o curso também possui uma parceria sólida com a Missouri State University e, anualmente, todos os anos podem participar de um intercâmbio técnico-cultural de curta duração, o que proporciona uma experiência significativa na vida do acadêmico”, pontua.

Segundo o professor Dr. Reginaldo Carneiro, coordenador do curso de Administração, o curso destaca-se pelo corpo docente qualificado e integrado, além de moderna infraestrutura da instituição, que proporciona ambientes propícios para a aprendizagem, apoiados por recursos tecnológicos. “Além do conhecimento teórico, o aluno pode vivenciar a consultoria júnior, que oferece oportunidades como experiência prática, networking e desenvolvimento de habilidades profissionais, enriquecendo o currículo. Ao mesmo tempo, a avaliação contínua fornece feedback construtivo, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e profissional, resultando em um ambiente educacional focado na formação prática e efetiva preparação para a carreira”, ressalta.

A reitora da UniCesumar, profª Drª Solange Munhoz Arroyo Lopes, levanta alguns pontos positivos que contribuíram para o resultado final no RUF. "Estarmos nos 10 melhores cursos de Biomedicina, Medicina Veterinária e Administração do país, entre as universidades particulares, só reforça a qualidade de ensino de uma instituição nota máxima no MEC, que busca a inovação a cada ano, com infraestrutura completa e matrizes curriculares modernas. Nossos professores, dos quais 80% são mestres e doutores, contribuem diretamente para esses resultados trazendo o melhor do conhecimento aos nossos alunos, que já saem da instituição empregados, em sua maioria", pontua.

Confira a classificação dos cursos da UniCesumar no RUF 2023:

1 lugar em Biomedicina entre as particulares e 13ª no ranking geral

7º lugar em Medicina Veterinária entre as particulares e 35ª no ranking geral