Santo Anastácio ganha pólo do EAD-Cesumar

O pró-reitor acadêmico do Cesumar (Centro Universitário de Maringá), Cláudio Ferdinandi, assinou convênio com os diretores do Colégio Maximus,  de Santo Anastácio (SP), Fátima de Jesus Cristovão Zampieri e Luiz Augusto Cireli Zampieri para criação do pólo do EAD-Cesumar (Educação a Distância) naquele município.  O pólo atinge as cidades de Presidente Bernardes, Piquerobi, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Caiua e Ribeirão dos Índios.

O Cesumar conta com mais de 100 pólos espalhados pelo Brasil, atendendo aproximadamente 1500 municípios. Localizada em Maringá, Noroeste do Paraná, a instituição tem 17 anos de existência, conta com 48 cursos de graduação, mais de 70 de pós-graduação e um mestrado. O EAD-Cesumar oferece 6 cursos de graduação e 6 de pós-graduação e tem previsão de abrir mais 6 cursos de graduação em 2008.

No momento estão abertas as inscrições para o processo seletivo de 2008. O início das aulas está marcado para março. São oferecidos na graduação os cursos de Agronegócio, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Gestão de Negócios Imobiliários e Pedagogia. Na pós-graduação são oferecidos: DNA Forense e Sorologia, em parceria com a Universidade da Flórida (EUA), Gestão de Agronegócio, Docência no  Ensino Superior e MBA Executivo – Gestão Empresarial.

Os cursos e programas do Centro Universitário de Maringá na modalidade a distância foram concebidos para proporcionar aos alunos flexibilidade de tempo e espaço. Os conteúdos são apresentados em diversos formatos, o que possibilita maior adequação à necessidade e à realidade do aluno. Além disso, o aluno tem o acompanhamento permamente de uma equipe pedagógica especializada na aplicação de recursos midiáticos que auxiliam no processo de aprendizagem, contando com professor autor (elabora os conteúdos), professor formador (ministra aulas) e professor mediador (faz acompanhamento das atividades dos alunos).

Para tingir com qualidade a todos os pólos espalhados pelo Brasil, o Cesumar utiliza-se de avançada tecnologia de comunicação, lançando mão do uso da internet e de um satélite para que as imagens das aulas, que são ministradas uma vez por semana, cheguem até a casa dos alunos.

Os cursos são compostos por módulos bimestrais, sendo que, em cada um, o aluno realiza atividades de estudo, sendo uma delas interdisciplinar, no caso da graduação. No final do módulo o aluno participa de uma avaliação presencial obrigatória e ao término do curso desenvolve uma atividade final.