Secretário de Educação e Esportes do Paraná elogia estrutura da UniCesumar

Visita na instituição ocorreu após reunião do Codem, que oficializou o diálogo de Maringá com o governo do Estado, na área da Educação

O secretário de Educação e Esportes do Paraná, Renato Feder, visitou a UniCesumar nesta sexta-feira (3). O reitor, professor Wilson de Matos Silva, e o vice-reitor, Wilson Matos Filho, apresentaram a estrutura ao secretário, que elogiou a instituição e o ensino proposto pela IES. Feder veio a Maringá para participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e cumpriu outras agendas na cidade.

Durante a visita à UniCesumar, o reitor falou da expansão da Instituição, que está com quatro campi presenciais e aproximadamente 600 polos de educação a distância. Matos também falou das metodologias utilizadas pela IES para que os futuros profissionais saiam preparados para as necessidades do mercado de trabalho.

A Diretoria do Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Ensino Noroeste Paraná (Sinepe) também esteve na UniCesumar e aproveitou para entregar ao secretário estadual de Educação e Esportes um documento com as intenções para a educação de Maringá, na rede privada.

Reunião do Codem

No período da manhã, o secretário Feder esteve na Acim para a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), que foi presidida por Wilson Matos Filho, vice-presidente do conselho.

Matos Filho explicou que a reunião faz parte de um ciclo de encontros promovidos pelo Codem com os secretários estaduais, visando aproximar o diálogo com o Governo do Estado. “Maringá tem uma característica muito forte de atuação da sociedade civil organizada e a UniCesumar está sempre engajada nas ações que buscam e promovem o desenvolvimento dos diversos setores da economia, principalmente na área de Educação”.

O reitor da UniCesumar também esteve presente na reunião e parabenizou o secretário Feder por acreditar na Educação e investir sua experiência e tempo para vencer os desafios encontrados nas escolas paranaenses. "Só vamos ter justiça social quando tivermos educação e escolas de qualidade. Com nossos grupos de pesquisas, também estamos contribuindo para a melhoria do IDEB de Maringá, por meio de nosso Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB)", contou o professor Wilson de Matos Silva.

O secretário estadual de Educação e Esportes, Renato Feder, destacou que Maringá tem a sociedade civil mais organizada do Brasil. “Essa postura é muito importante para o trabalho, parceria e diálogo com o Governo do Estado. Para resolver os problemas da Educação é preciso ter foco. Precisamos dar voz aos diretores das escolas para que eles consigam ter mais participação no contato com os professores para impulsioná-los, acompanhar o dia a dia, porque, na maioria das vezes, os diretores estão sempre envolvidos com os processos burocráticos e não têm tempo para fazer com que a qualidade dos professores e aulas transformem o aprendizado dos alunos".

O presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem, José Carlos Barbieri, apresentou informações sobre a Educação de Maringá. Ao final, representantes do Conselho entregaram ao secretário Estadual uma carta com as principais melhorias que a Educação de Maringá necessita. Entre as demandas estão a otimização da infraestrutura da rede pública de ensino, modernização do currículo escolar, necessidade de realização de diagnósticos dos pontos críticos da educação básica, ampliação da oferta do ensino integral e fortalecimento da educação.

Autoridades

A reunião do Condem teve ainda a presença do vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, de representantes do Núcleo Regional de Educação, além de diretoras e representantes de escolas da cidade, do vice-reitor da UEM, Ricardo Dias, da Secretária Municipal de Educação, Gisele Colombari, membros de conselhos de Educação, diretores do Codem e da Câmara Técnica de Educação, entre outros.

PEEB

O PEEB, citado pelo reitor Wilson de Matos Silva durante reunião do Codem, foi criado em 2013 pela UniCesumar. A proposta do programa é  investigar como as gestões da escola, do professor, da família e da sociedade civil organizada podem impactar no desenvolvimento da educação de qualidade da rede pública municipal. Por meio do programa, os pesquisadores trabalham as responsabilidades de todas as pessoas que compõem a equipe de profissionais que atuam na escola, o diretor, pedagogo, professor, equipe de apoio, além da família e da sociedade, que têm papel fundamental no sucesso da educação básica.