Unicesumar
Unicesumar

Secretário de Planejamento faz palestra na Semana de Comex, Marketing e gestão


A semana de Comércio Exterior, Marketing e Gestão do Cesumar, que teve início segunda-feira, tem apresentado aos participantes uma visão global do que vem a ser os desafios do mercado de trabalho, com apresentação de palestras e cases de empresas locais. O evento se encerra nesta quinta-feira à noite com uma palestra do secretário de Planejamento do Estado, Ênio Verri. Doutor em Integração da América Latina, ele irá abordar o tema: "Políticas e Planejamentos", a partir das 20 horas, no Auditório Dona Etelvina.


Na palestra de abertura, esteve presente o sociólogo José Airton de Castro, que atua como headhunter (caçador de cabeças) para grandes corporações nacionais. Ele passou uma idéia do que as empresas exigem dos profissionais no mercado de trabalho. O palestrante ressaltou que há uma "dicotomia" entre diploma e competência. "A escola oferece uma seqüência de conteúdos e o mercado quer uma seqüência de competências", explicou.


Para Castro, as empresas valorizam a sólida formação e esta deve começar "no ensino fundamental e terminar com o doutorado". Mas ele vê um nó nessa questão: "no Brasil, se começa mal lá embaixo e se termina mal lá em cima". Segundo o especialista, existe atualmente uma valorização da área tecnológica e do desenvolvimento de competências no país. "Mas formar competências não é rápido, tem de começar cedo", frisou. Ele recomendou aos alunos que busquem a empregabilidade, através da adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental e bons relacionamentos na árrea corporativa.


De acordo com o coordenador dos cursos de Comércio Exterior, Marketing, Gestão Comercial e Recursos Humanos, Adriano Goedert, a Semana Acadêmica tem levado aos alunos assuntos relacionados ao que estão vendo em sala de aula contextualizados ao cenário mundial, nacional e regional. "Estamos tratando de temas diversificados que atendam à identidade de cada curso, procurando dar ao aluno informações do que o mercado precisa e das habilidades que ele [aluno] precisa desenvolver."

Últimas notícias

Categorias