Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico fala na Semana Pedagógica

O secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, falará amanhã (3) à noite na Semana Pedagógica do Cesumar. Ele vai abordar o tema: "Novo modelo de Universidade Pós-Humboldtiana", discorrendo sobre toda a evolução que houve no papel da universidade, do seu surgimento aos dias atuais.

A Universidade Humboldtiana data de 1810 e é uma referência ao seu criador, Wilhelm Humboldt, tendo sido fruto da efervescência libertária na Europa Iluminista pós-Revolução Francesa e influenciada por Goethe, Schiller e Kant. A novidade da universidade humboldtiana é a incorporação da atividade de pesquisa à prática pedagógica.

Mas os tempos evoluíram e hoje as universidades são vistas como centros indutores de inovação. Qual papel cabe de fato às universidades dentro deste contexto? Como está o Brasil na produção de pesquisa, de novos conhecimentos frente ao mundo? Quais os investimentos feitos nesta área no país?

Questões como estas serão abordadas por Ronaldo Mota, que trará também uma visão da educação brasileira para os próximos dez anos. A palestra começa 19 às horas, no auditório Dona Etelvina e é dirigida apenas aos professores da instituição.