Unicesumar
Unicesumar

Segunda edição do “Primavera na Favela” atende e ensina mães e filhos sobre saúde física e mental

O evento ocorreu na última quinta-feira (22), na UniCesumar Curitiba, com mulheres e crianças da comunidade Rio Negro

Mães e filhos da comunidade do Rio Negro foram levados até o Campus da UniCesumar de Curitiba na última quinta-feira (22), para a 2º edição do projeto Primavera na Favela. Em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), o evento foi liderado por alunos e professores dos cursos de saúde da Instituição. 

Logo no começo da ação, houve coleta de sangue para análise laboratorial. As moradoras da comunidade também tiveram acesso a várias oficinas relacionadas a área da saúde, como higiene bucal, saúde da mulher e educação nutricional, além de massagem relaxante e orientação farmacêutica, para cuidarem de sua saúde e da de seus filhos. 

Por meio de brincadeiras lúdicas, as crianças puderam aprender sobre saúde bucal, orientadas pelos alunos de Odontologia. Além disso, aproveitaram a sala de Ludoterapia do Campus para realizarem atividades recreativas e se divertirem durante a manhã.  

As mães e seus filhos tiveram transporte gratuito até à instituição com direito a café, almoço e lanche para viagem. As moradoras Yailim, Julimar e Natacha contam que se divertiram muito. “Foi muito legal, gostamos muito, principalmente da massagem!” 

A aluna Emanuelle, do curso de Enfermagem, auxiliou nas atividades de recreação infantil e relata que tanto as crianças quanto os alunos ficaram muito felizes com a ação. "É muito bom poder ajudar, ficamos com um sentimento de coração quente. As crianças gostaram muito de nós e já querem voltar ano que vem”. 

Para a professora Ana Lúcia, diretora do campus de Curitiba, a ação além de ajudar a comunidade, também proporcionou aos acadêmicos uma experiência diferente da que estão habituados em sala de aula. “Percebemos o quanto é importante doar-se ao próximo devolvendo sorrisos e atenção necessária à essa população. Além disso, o trabalho multiprofissional realizado através de acadêmicos de vários cursos, reforça aquilo que é discutido em sala de aula sobre a importância do trabalho em equipe em prol da comunidade”. 

Últimas notícias

Categorias