Com apresentações culturais, “Segundou” faz sucesso entre os alunos da UniCesumar

Ação é parte da Semana do Estudante, uma iniciativa para integrar os alunos e recepciona-los os alunos ao novo semestre letivo

Durante o intervalo das aulas desta segunda-feira (5), os alunos da UniCesumar puderam conferir apresentações culturais que estrearam do “Segundou”. A ação teve a proposta de mudar a ideia que se tem sobre a segunda-feira e foi realizada como parte da Semana do Estudante, uma iniciativa com atividades variadas para promover integração entre os alunos e recepcioná-los ao novo semestre.

Em Maringá, quem entreteve os colegas com boa música foi Luan Rosinski, acadêmico do curso de Direito, enquanto no campus de Londrina a apresentação ficou por conta de Heloisa Bueno de Godoi, também acadêmica de Direito. Já no campus de Ponta Grossa, os alunos conferiram a apresentação musical de Rodrigo Moreira Caetano e os truques de mágica da colaboradora Evelise Terumi.

A partir de agora, a expectativa é que os estudantes da Instituição demonstrem os talentos de música, dança e poesia durante o intervalo das aulas de segundas-feiras. Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição.

O pró-reitor acadêmico da UniCesumar, Valcedir Simão, explicou que esse tipo de ação tem o objetivo de fazer o aluno se sentir mais integrado ao ambiente estudantil. “Uma boa parte dos estudantes interage pouco com os colegas. Então, essa é uma forma de provocá-los a conviverem mais”, disse ele, reforçando a chance de iniciar o período letivo com menos tensão. “Queremos que eles se sintam em casa, em um ambiente melhor.”

A professora responsável pela Semana do Estudante e Head de Formação Docente e Apoio Discente da UniCesumar, Karina Tomelin, ressaltou a importância de expandir a experiência do aluno para fora da sala de aula. “Quanto mais a gente puder tornar esse ambiente rico para o nosso aluno, mais oportunidades ele vai ter na sua carreira futura.” Segundo ela, demonstrar talentos e conhecer habilidades dos colegas também ajuda os estudantes a se motivarem. “Eles ficam mais engajados a pertencerem ao grupo, percebendo todas as coisas legais que o Universo do Conhecimento pode proporcionar.”

E a iniciativa fez sucesso. As estudantes do quinto ano do curso de Engenharia Civil, Julia Mello e Maria Luiza Bianchi, curtiram a apresentação do colega. “O Luan faz Direito, e fez uma apresentação musical. Isso incentiva as pessoas a mostrarem o potencial delas além do que fazem no curso. Eu acho bem interessante porque, apesar da timidez, estimula você a se abrir”, diz Julia. Já Maria Luiza comemorou a chance de aliviar o stress durante o intervalo enquanto se delicia com um saboroso crepe. “A gente vem aqui, come algo, conhece gente diferente e volta para a sala de aula bem mais tranquilas”, disse ela.