Unicesumar
Unicesumar

Segurança no trabalho demanda profissionais

Em 2010 os ministérios da Previdência Social e do Trabalho registraram o aumento de 13,4% nas ocorrências de acidente de trabalho. Este dado consta no Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho e revela o reflexo do rápido crescimento da economia brasileira na última década, que ampliou o número de postos de trabalho e consequentemente o numero de pessoas sujeitas a situações de risco e ainda do novo tipo de fiscalização realizado pelo governo federal, desde 2007.

De acordo com a lei 6.514, de 1977, as empresas são obrigadas a manter profissionais especializados em segurança do trabalho, variando pela quantidade de funcionários e pelo risco enfrentado.


A busca por qualificação para quem deseja disputar uma das vagas disponíveis neste segmento deve ser priorizada, enfatiza a gestora de Recursos Humanos, Simone de Oliveira. O mercado é amplo e as possibilidades de atuação também. Este é o cenário que espera os futuros profissionais que serão formados pelo curso de tecnologia em Segurança do Trabalho, lançado pelo Cesumar (Centro Universitário de Maringá) para 2011.

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de planejar, implantar, gerenciar e controlar os sistemas de segurança laboral.

São 3 anos de duração e entre as disciplinas destacam-se: Proteção Contra Incêndios e Explosões, Gestão da Qualidade, Gerência de Riscos, Gestão de Pessoas, entre outras.


Com chances de melhores oportunidades de colocação no mercado, o profissional com diploma de tecnólogo nesta área pode ainda seguir com os estudos em cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Últimas notícias

Categorias